Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
Cada imóvel é um novo desafio e cada contacto uma oportunidade para…
O Cineclube de Viseu regressa às sessões de cinema no próximo dia 22 de abril, com o filme “Prazer, Camaradas!”, inédito em Viseu.
A película, realizada em 2019 por José Filipe Costa, vai recuperar histórias vividas em cooperativas e aldeias portuguesas, no pós-25 de abril de 1974, contando a história de três pessoas que vêm do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas.
O filme, que estreou no Festival de Locarno de 2019, foi nomeado ao Prémio Grierson no BFI London Film Festival.
Depois, o Cineclube vai retomar o ciclo de cinema “Filmes que Vêm do Frio”, que foi interrompido em janeiro com o confinamento. A 29 de abril, será exibido o filme japonês “Balada de Narayama”, que reconta a história da aldeia remota onde a comida escasseia e as pessoas são levadas ao cimo da montanha para morrer quando atingem os 70 anos.
A 6 de maio, o Cineclube apresenta “Bostofrio”, um filme onde o realizador Paulo Carneiro procura chegar a um retrato do avô, que não conheceu e que nunca perfilhou o seu pai, perguntando, ouvindo e puxando pelas memórias dos seus conterrâneos em Trás-os-Montes.
O Cineclube vai ainda continuar com as sessões online organizadas em conjunto com o Instituto Politécnico de Viseu. As sessões presenciais voltarão a decorrer no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude de Viseu.