Geral

04 de 03 de 2022, 15:07

Agenda

Dia da Mulher com iniciativas na região de Viseu e entrada gratuita nos museus

Castro Daire vai receber exposição e Mangualde vai plantar árvores no centro da cidade na próxima terça-feira

pintura dia da mulher

Fotógrafo: D.R./Juliana Oliveira

O Dia Internacional da Mulher será celebrado na próxima terça-feira (8 de março) com algumas iniciativas no distrito.

Em Viseu, a Plataforma Já Marchavas vai assinalar a efeméride com uma concentração no Jardim Tomás Ribeiro, pelas 17h30. Ao mesmo tempo, o grupo irá recolher produtos de higiene para as mulheres refugiadas da Ucrânia.

O foyer do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire inaugura, nesse dia, a exposição “Memórias do Tempo”. A inauguração está marcada para as 11h00, para assinalar o Dia da Mulher.

Segundo uma nota da Câmara Municipal, a exposição apresenta 15 telas da artista Juliana Oliveira em que as protagonistas são mulheres “enquanto forma de celebração da condição feminina”.

Juliana Oliveira nasceu em 1995 e cedo mostrou interesse por pintura e desenho, tendo frequentado o curso de Artes Plásticas, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. O seu trabalho apresenta-se em pintura a óleo e técnica mista, cujas temáticas “se centram no retrato e na paisagem sob uma ótica realista”, afirma a artista.

A mostra estará patente até 31 de março, com entrada gratuita.

Também no âmbito do Dia da Mulher, a Câmara de Mangualde vai plantar 23 oliveiras a partir das 11h30 no Parque Urbano da Cidade, na Avenida Senhora do Castelo.

Segundo a autarquia, a iniciativa decorre na sequência da comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres em 2021, em que o Município homenageou as vítimas com a plantação de árvores.

O Município convida a população a participar nesta iniciativa “para que em comunidade reflita sobre esta realidade que todos os dias deve ser lembrada e combatida e, neste dia em particular em que as mulheres continua a ser vítimas deste flagelo”.

Em Moimenta da Beira, o dia será simbolicamente assinalado no dia 13 com uma caminhada de cinco quilómetros e uma aula de grupo. A concentração dos participantes será nos Paços do Concelho, às 9h30, sendo que as inscrições são gratuitas até dia 11.

Já a Direção-Geral do Património Cultural anunciou que irá conceder entrada gratuita nos 25 museus, monumentos e palácios sob sua tutela, incluindo o Museu Nacional Grão Vasco em Viseu, a todas as mulheres visitantes femininas, associando-se deste modo à celebração da efeméride.