Geral

30 de 05 de 2022, 17:47

Agenda

Encontro de ambiente e património junta alunos de Castro Daire em junho

Os alunos de Castro Daire vão reunir-se, a 6 de junho, para o encontro “Natura Docet”, promovido pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal

Natura Docet castro daire

Fotógrafo: D.R.

Os alunos de Castro Daire vão reunir-se, a 6 de junho, para o encontro “Natura Docet”, dirigido aos estudantes dos segundo e terceiro ciclos e dos ensinos secundário e superior. O evento é promovido pelo Agrupamento de Escolas e pela Câmara Municipal.

O encontro reflete sobre o projeto-piloto de abordagem pedagógica que teve início no atual ano letivo com as turmas do 5.º ano de escolaridade, “com uma ação relacionada com o património natural castrense, designadamente as plantas autóctones”, e que quer alargar-se aos outros ciclos do ensino, desde o pré-escolar ao secundário.

“Este tema deu mote ao evento cultural de 6 de junho, que vai proporcionar aos alunos do agrupamento um conjunto diversificado de atividades educativas e culturais, que irão decorrer ao longo do dia, no Centro Municipal de Cultura”, acrescentam os organizadores.

O projeto consista na criação de “um ecossistema educativo e cultural desenvolvido em rede, que se gera na escola, expande-se na comunidade e desenvolve-se no território”.

“Trata-se de uma abordagem pedagógica curricular e integrada, que permite aos alunos adquirir conhecimentos e competências através do conhecimento e da exploração do seu património local, como modo de preparação para o meio global”, referem os promotores.

O programa tem início às 9h30 e inclui iniciativas como uma quinta pedagógica da transumância, um peddy-paper dedicado ao património, uma mostra gastronómica, uma sessão de dança e a exibição do filme “Pelas Sombras”, com direito a conversa com a realizadora Catarina Mourão.