Geral

18 de 05 de 2023, 09:29

Agenda

Escolas de Tondela organizam ciclo de atividades dedicadas ao ambiente

Agrupamentos de escolas Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo e a Escola Profissional de Tondela organizam, nos meses de maio e junho, a primeira edição da iniciativa “Verde que te quero verde” no âmbito do Plano Nacional das Artes

escola candido de figueiredo tondela

Fotógrafo: Facebook/Agrupamento de Escolas de Tondela - Cândido de Figueiredo

Os agrupamentos de escolas Tomaz Ribeiro e Cândido de Figueiredo e a Escola Profissional de Tondela organizam, de 22 de maio a 7 de junho, a primeira edição da iniciativa “Verde que te quero verde”.

O evento decorre no âmbito do Plano Nacional das Artes e em paralelo à apresentação pública dos trabalhos concorrentes ao sexto Festival Internacional de Cartoon, organizado pelo Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, que tem como mote as alterações climáticas.

O “Verde que te quero verde” é um programa que surge na convicção de que “as escolas são polos culturais e as instituições culturais têm uma responsabilidade educativa, potenciando a sua ação na partilha e trabalho confluente, numa grande articulação com o meio em que as mesmas se inserem”, referem os promotores.

O “Verde que te quero verde” pretende desenvolver ações de cruzamento disciplinar no âmbito da educação ambiental e da criação artística. O programa inclui cinema, artes visuais, palestras, performance, exposições, instalações, oficinas para crianças e jovens, visitas e um showcooking de combate ao desperdício alimentar. Estas atividades decorrerão nas escolas envolvidas e também na ACERT e no Museu Terras de Besteiros.

A iniciativa é destinada essencialmente à comunidade escolar, envolvendo grande parte dos alunos dos três estabelecimentos de ensino, do pré-escolar ao 12º ano, mas algumas ações, como o showcooking “Momentos Saudáveis sem desperdícios!”, o segundo Festival de Cinema de Animação e as exposições são abertas à comunidade.

A organização, a cargo das três escolas, conta com a colaboração da ACERT e o apoio de várias entidades, entre as quais a Câmara de Tondela, o Teatro Viriato, o Cine Clube de Viseu e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão.

O Plano Nacional das Artes está a ser desenvolvido no concelho de Tondela desde o ano letivo 2020/2021 e envolve 420 escolas de todo o país.