A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Câmara de Nelas vai organizar nos dias 26 e 27 de janeiro do próximo ano o segundo congresso “De Gibraltar aos Pirenéus: Megalitismo, Vida e Morte na Fachada Atlântica Peninsular”, que regressa ao concelho mais de cinco anos depois da primeira edição (realizada em outubro de 2018).
O evento, que terá como mote “Arqueologia, Património e Turismo”, vai decorrer na Fundação Lapa do Lobo e irá homenagear a memória de João Carlos de Senna-Martinez, responsável pelo início da investigação arqueológica no concelho de Nelas na década de 80.
O arqueólogo morreu em março de 2022, aos 74 anos, e dedicou cerca de 40 anos do seu trabalho à “investigação científica no concelho e na região”, recorda a Câmara. O congresso é “uma homenagem merecida” à obra de João Senna-Martinez.
A autarquia promove a iniciativa em colaboração com a UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, e diversas outras entidades.
As inscrições estão abertas online até 31 de outubro para autores e coautores de investigações. Os trabalhos (textos e comunicações orais) devem ser entregues até 30 de novembro, data em que também encerram as inscrições para os restantes participantes.