Geral

28 de 01 de 2023, 11:33

Agenda

Exposição na ACERT homenageia um dos maiores artistas plásticos

“O que me preocupa é tudo o que nos preocupa” recorda o legado de Rogério Ribeiro. Mostra abre as portas este sábado

rogério ribeiro acert exposição

Fotógrafo: Rogério Ribeiro

A ACERT, em Tondela, recebe a partir de sábado (28 de janeiro) a exposição “O que me preocupa é tudo o que nos preocupa” que recorda o legado de Rogério Ribeiro, um dos maiores artistas plásticos portugueses.

A mostra pretende manter viva “a memória deste que foi um dos grandes artistas portugueses, capaz de integrar na sua obra territórios artísticos que vão da pintura, à gravura, passando pela cerâmica, a tapeçaria e a azulejaria, o design gráfico, entre outros, movido por uma profunda consciência da função social da arte”, refere a ACERT.

A exposição, que vai ficar na Galeria da associação cultural até 26 de março, propõe uma viagem pelos temas que marcaram o percurso artístico do pintor como a repressão pré-25 de Abril, a reforma agrária de 1975, a dimensão poética do artista, o elogio da escrita e da leitura, a tristeza, a aflição, a angústia e o desespero.

A inauguração está agendada para as 18h00 de hoje. Rogério Ribeiro nasceu em 1930 em Estremoz e faleceu em 2008, aos 77 anos, em Lisboa.