Geral

21 de 10 de 2021, 15:42

Agenda

Festa da Castanha está de regresso a Sernancelhe

Evento irá decorrer de 29 a 31 de outubro, recuperando o formato tradicional do certame. Agenda também inclui momentos de cultura e animação

festa castanha sernancelhe arquivo

Fotógrafo: Foto de arquivo

A Festa da Castanha regressa a Sernancelhe na próxima semana. A 29.ª edição da iniciativa decorrerá entre os dias 29 e 31 de outubro, recuperando o formato tradicional que se realizava antes da pandemia.

Em comunicado, a Câmara de Sernancelhe refere que o evento manterá o objetivo de “ajudar a promover a castanha de Sernancelhe, ser uma montra para produtores e empresas, impulsionar a economia, o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe e projetar turisticamente o território como espaço de história, onde a identidade se cultiva e celebra”.

A autarquia aguarda a presença de milhares de pessoas para visitarem o certame que, tal como aconteceu no ano passado, também terá uma vertente digital com o Mercado Terra da Castanha, disponível a partir desta sexta-feira (22 de outubro) pela plataforma Dott e com a distribuição dos CTT.

Segundo a autarquia de Sernancelhe, a agenda também incluirá “dezenas de momentos de cultura e animação com grupos de música tradicional portuguesa” além de um espetáculo com o grupo Ús Sai de Gatas, sessões de showcooking com chefs, iniciativas desportivas como o Passeio BTT e os passeios pedestres pela Rota da Castanha, e os concursos de melhor castanha e melhor doce de castanha.

A animação musical arranca às 19h00 do dia 29, seguido do showcooking com Rui Marques pelas 19h30 e do espetáculo do grupo Ús Sai de Gatas às 21h00.

No dia 30, o dia começa às 9h30 com o trail e caminhada “Rota da Castanha e do Castanheiro”, seguido depois do passeio equestre “Rota da Castanha” pelas 10h00.

Às 10h30 decorre o concurso da Melhor Castanha dos Soutos da Lapa e do Melhor Doce de Castanha, seguido de um showcooking de doces e doçuras de castanha às 11h00.

Os espetáculos começam às 14h30 com tocadores de concertina, animação de rua e fado à desgarrada. Às 18h00, realiza-se mais um showcooking com o chef Fábio Bernardino. Pelas 21h00, atua o grupo de música tradicional Pina Trio.

No último dia do certame, o 13.º Passeio BTT “Rota da Castanha e do Castanheiro” começa às 9h00. A animação decorre a partir das 14h30, um programa que inclui a atuação do Rancho Folclórico das Arnas às 16h00, a mesma hora que começa uma prova de doces elaborados com castanha.

Pelas 17h00, atuará o Rancho Folclórico de Sernancelhe. Às 18h00, serão atribuídos os prémios dos concursos da Festa da Castanha. A feira encerra pelas 21h00.

O evento decorre desde 1992, promovendo a marca de Sernancelhe como capital da castanha com mais de mil hectares de castanheiros no concelho e reconhecendo o trabalho de centenas de produtos, lembra o município.

A abertura está agendada para as 18h30 do dia 29 com a presença do eurodeputado Álvaro Amaro.