Geral

10 de 07 de 2024, 15:21

Agenda

Freguesia de Tabuaço recebe feira medieval este fim de semana

Localidade de Pinheiros acolhe a Feira Quinhentista, que acontece todos os anos no segundo fim de semana do mês de julho

Feira Quinhentista pinheiros tabuaço

Fotógrafo: Facebook Paróquia de Pinheiros/Turismo de Tabuaço

A freguesia de Pinheiros, no concelho de Tabuaço, recebe este fim de semana (13 e 14 de julho) a Feira Quinhentista, que acontece todos os anos no segundo fim de semana do mês de julho.

A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia local teve início em 2014 e tem atraído curiosos à localidade nos últimos anos. Além da música e animação de rua, há também gastronomia e artesanato a não perder.

Este sábado, a feira será aberta às 18h30. A abertura será marcada pela chegada dos mercadores e pelo brinde às cortes de Pinheiros, além de animação de rua e dos manjares e repasto do Reino. A partir das 22h00, há teatro, danças, circo de rua e espetáculo de fogo.

No domingo, o mercado reabre às 11h00 com uma arruada musical, malabaristas e danças medievais. Ao meio-dia, a Igreja Matriz do Burgo recebe a cerimónia religiosa. Às 13h00, começa o almoço convívio oferecido pelas cortes de Pinheiros.

A partir das 14h00, há animação de rua com bobos de corte, malabaristas e outros trapalhões. Às 18h00, começa o cortejo quinhentista e a feira encerra às 22h00.

O cortejo histórico inclui as mais emblemáticas figuras da história de Pinheiros, que recebeu o Foral Manuelino no dia 13 de julho de 1514.