Geral

29 de 05 de 2023, 11:54

Agenda

Histórico do PCP fala sobre a clandestinidade e a resistência antifascista em Lamego

Domingos Abrantes vai falar sobre o seu envolvimento na histórica fuga da prisão de Caxias, em 1961, numa sessão a ter lugar no Dia de Portugal no salão nobre do Teatro Ribeiro Conceição

domingos abrantes pcp

Fotógrafo: PCP

O salão nobre do Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, recebe no dia 10 de junho o histórico comunista Domingos Abrantes para a sessão pública “A Fuga de Caxias”, que retrata sobre a clandestinidade e a resistência antifascista no regime do Estado Novo.

“Num momento de extrema sensibilidade para os processos democráticos que se encontram sob constante ataque, reviver as histórias e os momentos que ajudaram a construir a liberdade e a democracia em Portugal reveste-se de particular importância”, refere a Comissão Concelhia de Lamego do PCP, que organiza a iniciativa no Dia de Portugal às 15h00.

Na sessão, Domingos Abrantes descreverá a fuga da prisão de Caxias no dia 4 de dezembro de 1961, quando oito militantes do PCP - incluindo Abrantes - entraram num carro blindado que pertencia a António de Oliveira Salazar e escaparam da cadeia, e conversará sobre a vida em clandestinidade e a resistência antifascista em Portugal. Esteve preso onze anos nas prisões do Aljube, Caxias e Peniche.

Foi depois deputado à Assembleia da República de 1976 a 1995 e conselheiro de Estado entre 2015 e 2022, além de membro do Comité Central do PCP entre 1963 e 2016. É casado com Conceição Matos, também ligada ao PCP, natural de São Pedro do Sul e uma das várias mulheres que também foram presas na ditadura por serem contra o regime não-democrático. A sessão em Lamego será aberta ao público.