Geral

13 de 04 de 2023, 11:04

Agenda

Inclusão das pessoas com deficiência em debate no Politécnico de Viseu

Associação de Paralisia Cerebral de Viseu organiza esta sexta-feira um Laboratório Social sobre a diversidade e inclusão no mercado de trabalho

ria na quinta associação paralisia cerebral

Fotógrafo: Facebook/APCV - Associação de Paralisia Cerebral de Viseu

O Centro de Animação e Formação em Artes Cénicas do Instituto Politécnico de Viseu recebe esta sexta-feira (14 de abril), a partir das 9h30, o primeiro Laboratório Social organizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Viseu (APCV), com o tema “Diversidade e Inclusão no Mercado de Trabalho”.

Esta é uma iniciativa promovida pela APCV, no âmbito da iniciativa de inovação de empreendedorismo social "Ria na Quinta".

Segundo a organização do evento, "os laboratórios sociais têm como objetivo a construção de processos numa ótica de cocriação com stakeholders na área da indústria, empresas, organismos públicos e setor social e a implementação de uma task force na área social que, através de ‘think tanks’, permitam às organizações diagnosticar, avaliar e implementar novos projetos de inovação social, novas metodologias ligadas diretamente à inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade no mercado de trabalho".

A primeira mesa redonda irá debater sobre as “necessidades das organizações empregadoras na região de Viseu” com a participação de Leonor Barata, vereadora na Câmara de Viseu, Marta Rodrigues, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu, Paulo Sousa, da Associação Empresarial da Região de Viseu, e Aníbal Maltez, do projeto social CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos.

A APCV irá também apresentar a plataforma de empregabilidade rianaquinta.apcviseu.org, visando combater a exclusão profissional da pessoa com deficiência e incapacidade. O projeto pretende abranger de forma direta 25 pessoas com deficiência e/ou incapacidade e também pessoas em situação de pobreza e exclusão social nas regiões de Viseu e Guarda, além de entidades.

A segunda mesa de debate é dedicada ao tema “Estratégias para a Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência” com os técnicos sociais Anabela Silva e Cátia Marques, o treinador de futsal Diogo Mota e o psicólogo e gestor de recursos humanos Vítor Anjos. A participação é gratuita, mas requer inscrição.