Geral

23 de 11 de 2021, 09:00

Agenda

Grupos corais nos 433 anos do Mosteiro das Chagas

Atuação acontece este sábado. Do templo, resta apenas a Igreja depois do incêndio de 1911

mosteiro chagas

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego vai comemorar o 433.º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, do qual resta atualmente apenas a Igreja, com uma grande celebração este sábado (27 de novembro).

Os coros da Misericórdia de Lamego e de Santo Agostinho, de Coimbra, vão atuar à noite com o concerto “Avé Senhora do Advento” em evocação de Nossa Senhora das Graças. Antes, às 18h00, será celebrada uma missa presidida por D. António Couto, bispo de Lamego.

Ao longo do dia, a Misericórdia vai ainda realizar um curso de formação de Canto Coral. A formação aos coralistas desta Santa Casa será ministrada por Alberto Seiça, doutorado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma larga experiência no domínio coral tendo dirigido diversos coros.

Fundado por ordem de D. António Teles de Menezes no antigo Campo do Tablado, o Mosteiro das Chagas iniciou-se com um grupo de sete clarissas, provenientes do Convento de Monchique da cidade do Porto. Mais tarde, muitas das capelas instituídas no Mosteiro ao longo dos séculos XVII e XVIII, bem como os respetivos recheios de escultura, foram doadas para o acervo do Museu de Lamego.

Resta agora a Igreja das Chagas, depois de em 1911 um incêndio ter destruído o antigo templo.