Geral

24 de 04 de 2022, 09:00

Agenda

Maior cavaca de Resende será apresentada na Festa das Cavacas

Certame promovido pela Câmara Municipal revelou agora a sua programação. Mais de 20 produtores vão vender as cavacas

Cavacas de Resende

A Festa das Cavacas regressa a Resende no fim de semana de 30 de abril e 1 de maio, pretendendo promover a tradicional doçaria do concelho.

O certame promovido pela Câmara Municipal revelou agora a sua programação, que volta a contar com mostras de artesanato, licores, compotas e vinhos, além de animação musical. Segundo a organização, mais de 20 produtores vão vender as cavacas de Resende.

A principal novidade é a apresentação da maior cavaca de Resende, às 17h00 do dia 30, numa “oportunidade única para comprovar o sabor autêntico”, acrescentam os promotores.

O presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, fala de um regresso após uma pausa imposta pela pandemia.

“Tivemos dois anos em que não foi possível fazer a Festa devido à condição sanitária, mas cá estamos nós novamente para realizar este evento que visa essencialmente a promoção das cavacas”, frisou.

Segundo o autarca, vão participar 26 vendedores de cavacas no certame, que também vai dar destaque ao artesanato e a outros sabores típicos do concelho de Resende como o mel, os licores e as compotas.

Durante o evento, vai ser feita então a tal cavaca gigante, que terá sete metros de comprimento e será “confecionada pelas pessoas que estão a vender as cavacas” e “uma inovação desta Festa”.

Já a animação musical será assegurada por “conjuntos daqui da terra”, frisou Garcez Trindade.

Na animação, estão previstas atuações do Grupo de Bombos BomMouros, do grupo de concertinas da Academia de Música de Resende, dos Marotos da Concertina, de Ricardo Azevedo, do grupo Arkádia, do Grupo de Bombos da Associação Padre Antonino Pinto Duarte, do Grupo Estrelas da Primavera e da Banda Projeto, além de atividades para os mais novos.

Para quem desejar aproveitar o fim de semana em Resende, mais de 20 unidades hoteleiras de Resende oferecem um desconto especial de 10 por cento na noite de 30 de abril. A lista dos hotéis aderentes pode ser consultada no site da Câmara.

No ano passado, devido à pandemia da Covid-19, a Festa das Cavacas foi dinamizada à distância com as tradicionais cavacas à venda numa loja online.