Geral

18 de 11 de 2022, 12:14

Agenda

Mangualde assinala Dia da Proteção das Crianças contra o Abuso Sexual

CPCJ e Agrupamento de Escolas organizam ação de sensibilização na próxima quinta-feira

crianças tristes

Assinala-se esta sexta-feira o Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual e, a propósito dessa data, o município de Mangualde vai promover na próxima quinta-feira (dia 24) uma ação de sensibilização alusiva a esta temática.

A iniciativa é organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mangualde, em parceria com o Agrupamento de Escolas local e com o apoio da Câmara Municipal.

A ação terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, na parte da manhã, e é direcionada aos alunos do 7.º ano de escolaridade. O programa inclui a declamação de um poema por alguns alunos sobre o tema “A Questão é ser criança!” e a apresentação dos direitos das crianças e jovens de forma lúdica.

Nas escolas do Agrupamento, vão ser exibidos filmes como forma de sensibilizar as crianças para a temática, entre eles “Picos e Avelã - Prevenir o abuso sexual a brincar!” para os alunos do 1.º ciclo e “Conta a alguém em quem confies” para o 2.º ciclo, que serão depois debatidos em sala de aula com as crianças.

O Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual, assinalado a 18 de novembro, visa aumentar a consciência pública para a necessidade de prevenir e proteger as vítimas destes crimes e facilitar a discussão aberta sobre a proteção das crianças, prevenindo e eliminando a estigmatização das vítimas.

A exploração sexual e o abuso sexual das crianças podem ocorrer online, por telefone, nas ruas ou através de uma webcam em casa ou na escola, podendo ser cometido por uma pessoa do círculo de confiança da criança ou até por um estranho e causar danos físicos e mentais.