Geral

02 de 06 de 2022, 16:14

Agenda

Mangualde: exposição e oficinas para crianças no Dia dos Arquivos

Biblioteca e Arquivo Municipal vão promover uma mostra de documentos do fundo do arquivo e oficinas temáticas para crianças do primeiro ciclo

Biblioteca Municipal Mangualde

Fotógrafo: DR

A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e o Arquivo Municipal de Mangualde promovem, entre 7 e 15 de junho, uma mostra de documentos do fundo do arquivo e oficinas temáticas para crianças do primeiro ciclo, a propósito do Dia Internacional dos Arquivos, que se assinala no dia 9.

Segundo um comunicado de imprensa da Câmara de Mangualde, as iniciativas decorrem na biblioteca e “pretendem destacar a importância dos arquivos como património cultural e como uma das principais fontes de informação”.

Os visitantes “poderão observar algumas preciosidades do Arquivo Municipal”, entre as quais forais manuelinos (Terras de Azurara e Tavares), alvarás e cartas de privilégio, registo das posturas e regulamentos municipais e registo dos indivíduos que foram presos e de despesas com presos.

“Paralelamente, com o objetivo de cativar os mais novos para a importância da informação contida nos documentos de Arquivo e o seu valor para História, em particular para a história local, serão dinamizadas diversas oficinas dirigidas às crianças do 1.º Ciclo”, acrescenta.