Geral

13 de 06 de 2022, 11:35

Agenda

Mangualde recebe conferência sobre igualdade de género nos territórios

Auditório da Câmara recebe a 21 de junho a conferência “Mulheres, Igualdade e Territórios”

DIA DA MULHER FLORES 5

Fotógrafo: Jornal do Centro

O auditório dos paços do concelho de Mangualde recebe, a 21 de junho, a conferência “Mulheres, Igualdade e Territórios”, que irá debater sobre a territorialização da igualdade de género e recordar a figura da ativista feminista Ana de Castro Osório, natural do município.

Na conferência agendada para as 10h00, o evento conta com a participação de Manuela Tavares, cofundadora e dirigente da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Durante a iniciativa, será também evocada a memória de Ana de Castro Osório, cujo percurso de vida como escritora e feminista será abordado na segunda parte.

“As desigualdades entre géneros, etnias e regiões são desintegradoras, excludentes e geram assimetrias de poder, que, muitas vezes, se cristalizam e naturalizam através de práticas que lhes dão suporte”, frisa a autarquia.

O município de Mangualde lembra que a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação colocou “como eixo muito importante de intervenção a territorialização da igualdade, tendo em conta que a igualdade de género tem de chegar a todos os territórios”.

“As mulheres são as grandes resistentes à desertificação das aldeias e nos centros urbanos do interior, elas podem ter um papel fundamental, começando pela sua participação nas autarquias locais. Para além das desigualdades que atingem as mulheres em geral, as que estão ligadas à agricultura e ao meio rural sofrem ainda de maior invisibilidade, isolamento, conservadorismo, machismo, violência doméstica, falta de reconhecimento profissional”, realça.

A participação no evento é gratuita. As inscrições estão abertas até 17 de junho e podem ser feitas previamente para o e-mail margarida.chaves@cmmangualde.pt.