Geral

20 de 05 de 2022, 16:11

Agenda

Homenagem ao arqueólogo Jorge de Alarcão em Mangualde

Homenagem a 27 de maio inclui inauguração de exposição sobre as marcas da época romana em Mangualde

jorge de alarcão mangualde

Fotógrafo: D.R.

O concelho de Mangualde recebe, no dia 27 de maio, a cerimónia de homenagem ao historiador, professor e arqueólogo português Jorge de Alarcão.

O evento decorrerá a partir das 21h00 na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e contará com a inauguração da exposição “Marcas de Romanização no Concelho de Mangualde”, que ficará patente até 3 de junho com entrada livre.

A mostra irá apresentar vestígios dos tempos romanos, com a colaboração do Museu de Arqueologia de Viseu, do Museu Nacional Grão Vasco, da Sociedade Martins Sarmento de Guimarães e da Associação Cultural Azurara da Beira, entre outras entidades, além da arqueóloga Clara Portas.

“Estarão ainda patentes ao público peças da coleção de miniaturas da família José Barros de Viseu e de António Andrade de Nelas, alusivas à temática, bem como uma maquete da Citânia da Raposeira da autoria do arquiteto Francisco Albuquerque”, acrescenta o município.

O evento terá continuidade com a apresentação de um filme documentário intitulado de “Romanização em terra dos Araocelenses”, a conferência “De Mérida a Viseu, passando por Mangualde, na época romana” com o orador Jorge de Alarcão, seguido do momento de homenagem e de uma iniciativa de cariz musical (protagonizado pelo Coro dos Antigos Orfeonistas de Coimbra). A iniciativa é também promovida pela Universidade Sénior.

Os presentes poderão ainda apreciar a pintura de Aires dos Santos, a doçaria conventual de Arouca e a ginja Vítor, oriunda de Carregal do Sal.

Aposentado da Faculdade de Letras e Arqueologia da Universidade de Coimbra, Jorge de Alarcão trabalhou como historiador e arqueólogo, tendo-se destacado como um dos principais investigadores do período romano em Portugal.