Geral

19 de 09 de 2022, 18:24

Agenda

Moimenta da Beira assinala Semana de Aleitamento Materno

Objetivo da iniciativa é “proteger, promover e apoiar o aleitamento materno” com várias iniciativas no início de outubro

amamentação

Fotógrafo: D.R.

O concelho de Moimenta da Beira vai assinalar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 3 a 9 de outubro, com várias iniciativas que terão como tema “Amamentação – Uma Responsabilidade de Todos”.

As ações são dinamizadas pelo Agrupamento de Centros de Saúde Douro Sul, pela Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Moimenta da Beira, pela Unidade de Saúde Familiar Aquilino Ribeiro, pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Moimenta da Beira Saudável e pela autarquia local.

O objetivo da iniciativa é “proteger, promover e apoiar o aleitamento materno”, acrescentam os organizadores.

Uma das atividades vai decorrer nos dias 3, 4, 6 e 7 no átrio dos Paços do Concelho com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos dos agrupamentos de escolas. No dia 5, a mesma mostra estará presente no Auditório Municipal Padre Bento da Guia.

Outra iniciativa vai decorrer no dia 4, nas Piscinas Municipais, e será exclusiva para grávidas que terão a partir das 10h00 uma aula hidroginástica gratuita. A inscrição é gratuita até 30 de setembro. A organização pede que as futuras mães levem touca, fato de banho e chinelos. As grávidas que se encontram a fazer repouso absoluto não podem realizar a aula.

Já no dia 5, o Auditório Padre Bento da Guia vai receber uma palestra sobre a amamentação dinamizada por uma enfermeira, nutricionista, médica e assistente social onde serão abordados temas sobre os direitos e deveres sociais na amamentação, o papel da equipa de saúde familiar no sucesso da amamentação, a importância da nutrição materna na amamentação e o aleitamento humano.

O evento, gratuito, tem início marcado para as 14h30. A inscrição para assistir está aberta também até 30 de setembro, sendo que o Centro de Saúde local está a disponibilizar fichas de inscrição.

A 6 de outubro, às 10h00, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Moimenta da Beira Saudável vai receber a iniciativa "Desafios da Amamentação", onde grávidas e mães falarão das suas experiências.