Geral

04 de 08 de 2022, 11:53

Agenda

Mortágua: festas de agosto com Carlão e Paulo de Carvalho no cartaz

Evento regressa após dois anos de pandemia, agora com o nome "Mortágua Viva"

festas de mortágua

Fotógrafo: D.R./Câmara de Mortágua

Mortágua volta a receber as festas do concelho, agora chamadas de “Mortágua Viva”, a partir da próxima terça-feira (9 de agosto).

O evento, que decorrerá até dia 14, regressa depois de uma ausência motivada pela pandemia e promete trazer “dias de festa que marcam o ritmo do concelho” com tasquinhas, concertos, animação e atividades para toda a família, anunciou a Câmara Municipal, que organiza o certame.

Marta Ren (dia 9), Capicua (dia 10), Carlão (dia 11), Sara Correia (dia 12) e Paulo de Carvalho (dia 13) são os principais cabeças de cartaz da iniciativa, além de bandas locais e da Gala Internacional de Folclore, marcada também para o dia 13.

“Honrando a tradição de festa popular, de convívio e reencontro de pessoas”, o evento vai também integrar a Praça dos Sentidos (tasquinhas gastronómicas), a Festa da Juventude (concertos) e o Espaço Vida (artes e família com atividades de circo, leitura e contos, entre outras), “conferindo assim um conceito unificador, uma marca identitária, à multiplicidade de dimensões das festas (gastronomia, concertos, animação, artes, desporto)”, acrescenta a autarquia.

O Espaço Vida vai receber também concertos dos grupos Filarmónica de Mortágua (dia 9), Mateus Saldanha Trio (dia 10), Mesa para Dois (dia 11), Coral Juvenil Sílvia Marques (dia 11) e Osceola (dia 12), bem como escritores de Mortágua que estarão no local a promover os seus livros.

Na gastronomia, vão estar presentes 30 tasquinhas dinamizadas pelas associações de Mortágua, com pratos e petiscos tradicionais. E, pela primeira vez, haverá uma tasquinha dedicada à comunidade imigrante que reside no concelho, com pratos de Ucrânia, Holanda, Brasil, Índia, Nepal, Inglaterra e Angola. Estará ainda presente uma tasquinha da comuna de Wormeldange, no Luxemburgo, uma terra que está geminada com Mortágua e onde vivem várias pessoas naturais do município.

Já no desporto, nos dias 12 e 13, realizam-se o Torneio das Tasquinhas organizado pelo Sporting Clube de Vale de Açores, e o Torneio de Tiro aos Pratos, promovido pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua.

A autarquia de Mortágua refere que as festas representam “a afirmação de uma identidade própria, de um território e de uma comunidade viva, dinâmica e mobilizadora, que tem plena manifestação nas festas do concelho”.

“Esta festa é o que somos, e somos coração, somos entrega, solidariedade, amizade, alegria e comunidade. Foram dois anos de interrupção devido à pandemia, em que estivemos afastados, e temos agora a oportunidade de voltarmos a estar juntos, de reunir familiares, abraçar os amigos e desfrutar do convívio, e desejamos que essa energia positiva esteja bem presente nestes seis dias festivos”, disse o presidente do município, Ricardo Pardal.