Geral

22 de 01 de 2023, 18:30

Agenda

Nova exposição no Museu de Oliveira de Frades até fevereiro

Mostra “Divagação” é da autoria de José Paulo Monteiro Loureiro

exposição Divagação

Fotógrafo: José Paulo Monteiro Loureiro

O Museu Municipal de Oliveira de Frades tem patente, até ao final de fevereiro, a exposição “Divagação” da autoria de José Paulo Monteiro Loureiro, anunciou a Câmara local.

Nascido em Huambo, Angola, o autor de 62 anos é licenciado em Engenharia Civil e Arquitetura e começou mais recentemente a pintar com frequência. Exercendo “várias funções como técnico” numa autarquia, “cresceu com interesse pela pintura, mas a necessidade de se exprimir através dela é recente”.

“A sua obra pode ser dividida em três fases distintas. A primeira, muito geométrica, muito compartimentada dentro de fronteiras perfeitamente definidas, e uma segunda em que as fronteiras desapareceram, mas onde ainda são visíveis apontamentos geométricos”, descreve o pintor.

Já a terceira fase é “desconstruída, abstrata e mais evoluída e produz no observador sentimentos díspares e antagónicos de libertação” e, segundo o autor, é “a mais genuína e a que mais se adequa à sua maneira de ser”.

“Contudo as fases anteriores foram o trampolim que permitiu descobrir, não só, uma nova técnica de execução como um novo caminho. Apesar das diferenças, a alegria e a harmonia cromática, os pontos fortes da sua pintura, são transversais a toda a obra”, admite.

José Paulo Monteiro Loureiro “tem obras vendidas tanto em Portugal como no estrangeiro” e “algumas das obras agora expostas pertencem a colecionadores particulares”, destaca a Câmara de Oliveira de Frades.