Geral

11 de 05 de 2022, 12:32

Agenda

O retrato do país a preto e branco em exposição

Biblioteca D. José Pedro da Silva, em Viseu, recebe até 25 de julho a exposição “Sensibilidades”, com fotografias de Eduardo Teixeira Pinto

fotografia crianças eduardo pinto

Fotógrafo: D.R./Eduardo Teixeira Pinto

A Biblioteca D. José Pedro da Silva, da Universidade Católica de Viseu, recebe até 25 de julho a exposição “Sensibilidades”, com fotografias de Eduardo Teixeira Pinto.

A mostra foi inaugurada na segunda-feira (9 de maio) e integra 38 retratos, a preto e branco, alusivos aos anos 50, 60 e 70 e premiados a nível nacional e internacional. A exposição propõe “dar a conhecer o olhar do artista sobre aquilo que são os encantos da natureza e a figura humana em si”, numa homenagem póstuma ao fotógrafo.

Eduardo Teixeira Pinto nasceu em Amarante, em 1933, e começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953. O trabalho do fotógrafo foi exposto em vários salões de fotografia em todo o mundo.

“A sua vasta obra, dotada de um olhar poético sobre a realidade, fizeram de si um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX com fotografias que abordam diversos temas, com destaque para a Natureza e a figura humana, que tão bem soube conciliar”, referem os organizadores.

Eduardo Teixeira Pinto obteve, com várias fotografias, inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro. O fotógrafo morreu em janeiro de 2009.

A exposição encontra-se patente nos espaços da Biblioteca, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.