Geral

18 de 01 de 2023, 14:00

Agenda

Pindelo dos Milagres passa a ser 'Aldeia de Portugal' no final de janeiro

Freguesia do concelho de São Pedro do Sul vai assinar carta de adesão a 29 de janeiro

pindelo dos milagres spsul

Fotógrafo: D.R.

A freguesia de Pindelo dos Milagres, no concelho de São Pedro do Sul, vai assinalar no próximo dia 29 de janeiro, um domingo, a adesão à rede Aldeias de Portugal. A localidade foi classificada em novembro do ano passado.

O selo foi atribuído depois de uma candidatura elaborada pela Câmara Municipal, pela Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva e pela Junta de Freguesia local, com a colaboração das estruturas e da comunidade de Pindelo dos Milagres.

No âmbito da candidatura, vai ser organizado um programa de atividades que começa às 11h00 e que inclui uma oficina do pão, um almoço convívio com sopas da aldeia e outras iguarias confecionadas por mulheres da aldeia e uma caminhada cantada. A carta de compromisso de adesão às Aldeias de Portugal será assinada pelas 14h00.

A concentração será na sede da Junta de Freguesia de Pindelo dos Milagres. As inscrições para participar são limitadas e podem ser feitas até 23 de janeiro para o e-mail pindelodosmilagres@gmail.com ou para o número 232 304 743.

A rede Aldeias de Portugal inclui várias localidades do distrito de Viseu e abrange lugares de todo o país com o objetivo de valorizar a hospitalidade, o lazer e os costumes no espaço rural.

Entre as localidades selecionadas na região estão Covelo de Arca (Oliveira de Frades), Pindelo dos Milagres (São Pedro do Sul), Barranha (Aguiar da Beira), Várzea de Calde (Viseu), Pendilhe (Vila Nova de Paiva), Barcos (Tabuaço), Boassas (Cinfães), Caldas da Felgueira (Nelas), Campo Benfeito (Castro Daire), Castelo (Sátão), Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão) e Covas do Monte (São Pedro do Sul).

Também são “Aldeias de Portugal” as povoações de Esmolfe (Penalva do Castelo), Granja do Tedo (Tabuaço), Fujaco (São Pedro do Sul), Jueus (Tondela), Lapa (Sernancelhe), Marmeleira (Mortágua), Mezio (Castro Daire), Oliveira do Conde (Carregal do Sal), Quintela de Azurara (Mangualde), São Xisto (São João da Pesqueira), Souto (Penedono), Pena (São Pedro do Sul) e Vale de Papas (Cinfães).