Geral

22 de 09 de 2022, 14:09

Agenda

Pinheiro manso reúne especialistas na Superior Agrária de Viseu

Instituição de ensino vai receber, no próximo dia 30 de setembro, as jornadas técnicas "Modernizar a Produção do Pinheiro Manso: Alinhar Mercados, Produtos e Empreendedorismo"

pinheiro manso

A Escola Superior Agrária de Viseu vai receber, no próximo dia 30 de setembro, as jornadas técnicas "Modernizar a Produção do Pinheiro Manso: Alinhar Mercados, Produtos e Empreendedorismo".

A iniciativa arranca às 9h30 e é organizada pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, em colaboração com o Instituto Politécnico. Segundo os promotores, as jornadas pretendem debater a modernização da produção do pinheiro manso, mas não só.

O evento, acrescentam, pretende também divulgar conhecimentos técnicos e científicos e tecnologias “que podem apoiar os empresários e demais agentes económicos” na produção desta espécie autóctone.

As jornadas visam ainda estimular “a troca de experiências que contribuirá, certamente, para o desenvolvimento económico da cadeia do pinheiro manso”.

“Será promovida a criação de valor económico dos recursos endógenos e, em especial, das atividades económicas em torno do pinheiro manso, por forma a que, em conjunto, possamos fomentar a competitividade dos nossos territórios, produzindo riqueza, atraindo mais jovens talentos e visitantes”, referem os organizadores.

O programa começa com uma sessão de boas-vindas seguida do debate com o tema “Acrescentar valor a partir da tradição gastronómica regional” marcado para as 10h00.

Segue-se um almoço temático dedicado ao pinhão às 12h00, que antecede as sessões paralelas que são opcionais e que têm como temas “Modernização da Produção do Pinheiro Manso” e “Alinhar Mercados, Produtos de Valor Acrescentado e Rentabilidade na Produção”.

Para as 15h30 está marcada uma mesa redonda com o tema “Desafios Empreendedores para o Futuro da Valorização Económica da Floresta de Pinheiro Manso”. Por fim, às 17h00, arranca uma visita de campo que visa conhecer uma investigação experimental para incrementar a rentabilidade na produção da espécie.

As inscrições estão abertas neste link.