Geral

14 de 09 de 2021, 11:33

Agenda

Teatro em bicicleta este fim de semana na Ecopista do Dão

Peça vai ser apresentada este sábado e domingo e no fim de semana a seguir atrás do Tribunal de Viseu

ecopista v1

A Ecopista do Dão, em Viseu, vai receber a partir deste próximo fim de semana o novo espetáculo “Pelo Andar da Carruagem” da companhia Teatro do Montemuro.

A peça vai ser apresentada este sábado e domingo (18 e 19 de setembro) e no fim de semana a seguir (dias 25 e 26) com sessões às 15h00 e às 17h30 no início da Ecopista, atrás do Tribunal de Viseu.

Segundo o Teatro do Montemuro, a nova peça será um “espetáculo ambulante” onde serão convidadas 15 pessoas por sessão “a deslocarem-se de bicicleta e respetivos capacetes” que serão dados pela companhia.

“A idade mínima de participação é de 12 anos e todos os participantes têm de saber andar de bicicleta. Da locomotiva às automotoras centenas de pessoas têm recordações de outrora. Venha redescobrir a ecopista do Dão, relembrando a antiga linha férrea do Dão”, explica o Teatro do Montemuro em comunicado.

Segundo a companhia sediada em Castro Daire, o espetáculo pretende retratar “com algumas fortes pinceladas de realismo mágico” o quotidiano da região e o “seu leva-e-traz de gentes e mercadorias das mais diversas matizes”.

“A diegese desta peça situa-se dentro e fora do velho Vouguinha – o “Chelas” para os amigos, como ele próprio se retrata – algures pelos finais dos anos 60 do século XX. A peça tem como pano de fundo uma guerra anacrónica – um pleonasmo, aliás, pois todas as guerras são isso mesmo: anacrónicas – e desenrola-se num país anacrónico de onde se fugia a salto para vários destinos. A somar a tudo isto temos uma composição plena de gente mentirosa, produtores de pequenas e grandes mentiras. Mas são mentiras genuínas”, pode ler-se na nota.

O espetáculo tem a dramaturgia e direção musical do músico Carlos Clara Gomes e a encenação de Paulo Duarte. A peça será interpretada por Abel Duarte, Carlos Cal, Eduardo Correia, Paulo Duarte, Matilde Rodrigues, Joana Martins, Sofia Moura e Gonçalo Alegre.

A peça terá a duração prevista de 120 minutos. As reservas devem ser feitas para o endereço de e-mail teatromontemuro@gmail.com ou para o número 254 689 352, devendo ser indicado um contacto móvel e a idade dos participantes. Quem quiser assistir deve chegar pelo menos 30 minutos antes do início da sessão. O preço dos ingressos é de três euros.