Geral

10 de 05 de 2022, 12:51

Agenda

Tondela: tradição da soenga regressa a Molelos

Câmara de Tondela e Junta de Freguesia de Molelos promovem, no fim de semana de 28 e 29 de maio, mais uma edição da festa dedicada à soenga

soenga tondela

Fotógrafo: D.R./Câmara de Tondela

A Câmara de Tondela e a Junta de Freguesia de Molelos promovem, no fim de semana de 28 e 29 de maio, mais uma edição da festa dedicada à soenga no Alto das Raposeiras.

A iniciativa vai contar com ateliês de cerâmica, animação, espetáculos e ainda a apresentação de um livro sobre a história da cerâmica em Molelos, além de se poder assistir ao processo da criação da própria soenga.

Os ateliês serão dinamizados por Vasco Baltazar e Alberto Azevedo. A abertura do certame está marcada para as 15h00 do dia 28, sábado, com estas sessões. O início do processo de fabrico da soenga tem início às 18h00, seguido da animação musical com a banda medieval “Mocisso X”. O dia termina com o espetáculo da Banda Filarmónica Tondelense, com início às 21h30.

No dia 29, domingo, os ateliês são retomados pelas 15h00. Uma hora mais tarde, atuam os “Neiva Medieval”. Às 17h00, é lançado o livro “Soenga - Um Relatório sobre um Processo Histórico de Cerâmica em Molelos, Portugal”, da autoria de Werner Tobias.

A animação musical continua ao som do Grupo de Cavaquinhos de Castelões, que atua às 17:30. O certame termina com a desenforna da soenga, às 18h00. Durante os dois dias, haverão tasquinhas no recinto.

A cozedura da soenga será assegurada por cinco olarias da região durante os dois dias de festividade: Artantiga (José e Luís Lourosa), Barraca dos Oleiros (Xana Monteiro e Carlos Lima), Olaria Moderna (António Matos Marques), Olaria Tradicional de Molelos (Maria Fernanda Marques) e Olaria Feitiço da Púcara (António Duarte).

A organização recorda que a soenga é um “método tradicional de cozedura da louça de barro negro, pelo processo de cozedura redutora, e um dos mais antigos no nosso país”, sendo que a tradição ainda se mantém nas olarias do concelho de Tondela, “agora com fornos a lenha e a gás, aliando a tradição das peças a um design moderno”.

Com este evento, o Município de Tondela diz que pretende “valorizar o património e, paralelamente, atrair turistas ao concelho, já que esta é uma oportunidade única de assistir a um dos métodos mais antigos de cozedura de cerâmica”.