A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A localidade de Soutosa, no concelho de Moimenta da Beira, volta a receber no primeiro fim de semana de novembro (dias 4 e 5) o festival de sabores e tradições Serranias, que vai na primeira edição pós-pandemia.
O evento traz um programa gastronómico “sempre singular” e um “enérgico” cartaz musical, realça a Câmara de Moimenta da Beira, que promove o certame.
As propostas incluem açorda de bacalhau, ossos da suã e entrecosto, sarrabulho, torresmos, batata cozida, papas de relão, arroz de sanchas (míscaros) e feijoada típica. Refeições que são todas cozinhadas em potes de ferro sobre brasas a arderem no lajedo junto ao largo principal da aldeia.
Além disso, os populares poderão também degustar pão caseiro cozido em forno comunitário, arroz doce e maçã de Moimenta da Beira.
O cartaz musical vai contar com várias atuações, entre elas as do Grupo Popular’te, da Orquestra Cemnotas, da fadista Sónia Lisboa e do Ruizinho de Penacova, entre outras.
O Serranias é uma organização conjunta dos Baldios Terras de Aquilino Ribeiro, da União das Freguesias de Peva e Segões, da Câmara de Moimenta da Beira, das associações de Soutosa, Peva, S. Martinho e Segões e da Casa Nossa.