Geral

03 de 09 de 2021, 16:19

Agenda

V. N. Paiva: exposição sobre Aquilino Ribeiro no Museu Rural de Pendilhe

Mostra decorre durante setembro, o mês de nascimento do escritor

aquilino ribeiro 1

O Museu Rural de Pendilhe, no concelho de Vila Nova de Paiva, recebe durante este mês de setembro uma exposição de bibliografia dedicada ao escritor Aquilino Ribeiro.

A mostra decorre precisamente no mês em que se celebra o nascimento do autor, que nasceu a 13 de setembro de 1885 em Sernancelhe.

Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Paiva refere que o Museu Rural de Pendilhe acolhe uma exposição de bibliografia sobre a vida e obra de Aquilino Ribeiro e também sobre algumas das suas obras emblemáticas como “Malhadinhas”, “Terras do Demo” e “O Homem da Nave”.

A exposição está aberta de terça-feira a sábado das 16h00 às 19h00.

Depois de ter nascido em Carregal, no concelho de Sernancelhe, em 1885, Aquilino Ribeiro foi batizado em Vila Nova de Paiva e cresceu em Moimenta da Beira.

Figura opositora da monarquia e do Estado Novo, o autor protagonizou uma vasta carreira literária que teve como grandes marcos as obras “O Malhadinhas”, “Terras do Demo”, “Quando os Lobos Uivam”, “Cinco Réis de Gente” e “Romance da Raposa”, entre outras.

Chegou a ser proposto para o Prémio Nobel da Literatura e a estar preso no atual Solar do Vinho do Dão em Viseu, e foi professor do ensino secundário. Viveu durante vários anos em Lisboa, onde morreu a 27 de maio de 1963, aos 77 anos. Aquilino Ribeiro é considerado um dos grandes autores da língua e literatura portuguesa, com honras de Panteão Nacional.