Geral

04 de 05 de 2022, 10:53

Agenda

Vila Nova de Paiva: Agrupamento de Escolas recebe jornadas educativas

Jornadas decorrem este sábado e a 21 de maio, envolvendo educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário e de educação especial

escola secund´

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva organiza, este mês, a sexta edição das Jornadas Educativas "Pensar a Educação... 2022", que decorrerão presencialmente.

Em formato de curso, as jornadas realizam-se neste sábado (7 de maio) e no dia 21, em parceria com o centro de formação Edufor, e terão como destinatários educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário e de educação especial.

Segundo a organização, a frequência das Jornadas, nas condições de acreditação, reveste a forma de um curso de formação de 13 horas. Neste sábado, vão decorrer três conferências proferidas pelos professores José Carlos Morgado (Universidade do Minho) e Domingos Fernandes (ISCTE) e por Antonieta Ferreira, adjunta do secretário de Estado da Educação.

Tratam-se de “Contextualização, flexibilidade e autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa”, “Desafios da avaliação pedagógica num contexto de autonomia e flexibilidade curricular” e “A avaliação das aprendizagens num contexto de autonomia e flexibilidade curricular”.

Já no dia 21, Isabel Teiga Vieira irá falar sobre como “Avaliar para ensinar: o papel do feedback”, enquanto Isabel Candeias irá dar uma palestra sobre o tema “Domínios da autonomia curricular: possibilidades de operacionalização”.

Nesse mesmo dia, vão decorrer também uma série de workshops que os professores participantes poderão frequentar.

São eles “Construção de curtas metragens para o desenvolvimento do currículo” (conduzido por Mariana Moreira), “Filosofia para crianças: os ses e os porquês em contexto de sala de aula” (dinamizado por Eugénio Oliveira), “Promoção da leitura através de grupos online” (conduzido por Maria Idália Gomes e Paula Neves), “Domínios de avaliação da escrita” (lecionado por Elisabete Bárbara) e “STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na promoção das aprendizagens” (Academia STEM de Mangualde).