Considerada uma das 7 maravilhas de Portugal, Dornes, em Ferreira do Zêzere,…
Neste episódio de Aldeias com História viajámos até às montanhas para descobrir…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Brás
por
Miguel Longras
por
Jorge Marques
A Biblioteca Municipal de São João da Pesqueira é o palco esta quinta-feira (15 de junho) de uma ação de sensibilização do Dia Mundial de Consciencialização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.
O encontro vai ter início às 09h30, no auditório da Biblioteca. O objetivo é consciencializar a população para a violência contra os seniores num momento de “partilha de informação e reflexão conjunta”.
O evento inclui três palestras. A primeira, agendada para as 09h45, sobre as estratégias para a promoção do envelhecimento ativo, estilos de vida saudável e vigilância da saúde e é conduzida pela enfermeira Helena Norinha, da Unidade de Cuidados na Comunidade entre Douro e Távora.
Pelas 10h30, o enfermeiro especialista João Barreira, do Agrupamento de Centros de Saúde Douro Sul, falará sobre o tema “Consciencialização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa”.
Às 11h15 o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu mostrará o seu trabalho no apoio a estas pessoas numa palestra da técnica Ana Balula. O evento termina às 12h00.
O Dia da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa comemora-se a 15 de junho e foi instituído em 2006 pela Rede Internacional para a Prevenção do Abuso à Pessoa Idosa. A data apela à reflexão sobre o envelhecimento da população e os maus-tratos físicos e psicológicos.