Geral

19 de 09 de 2022, 12:36

Agenda

Viseu assinala mês do Alzheimer com filme e debate

Esta quarta-feira, os cinemas NOS do Palácio do Gelo irão exibir o filme "O Pai". Na sexta, o salão nobre da Misericórdia de Viseu acolhe o colóquio “Boas Práticas na Demência. Dez Sinais de Alerta”

o pai filme alzheimer

Fotógrafo: D.R.

O Mês Mundial de Alzheimer decorre em Viseu com duas iniciativas esta semana. Esta quarta-feira (dia 21), os cinemas NOS do Palácio do Gelo irão exibir o filme "O Pai", pelas 16h00. Os bilhetes vão estar à venda por três euros.

No final do filme vencedor de dois Óscares (Melhor Ator e Melhor Argumento Adaptado), será realizada uma sessão de debate em forma de reflexão sobre o tema do Alzheimer.

Já o salão nobre da Misericórdia de Viseu acolhe esta sexta-feira (dia 23) o colóquio “Boas Práticas na Demência. Dez Sinais de Alerta”, integrado no programa do Mês Mundial do Alzheimer promovido pela instituição, pelas Obras Sociais e pelo Centro Apoio Alzheimer.

O marco é assinalado em setembro com a realização de uma campanha internacional de sensibilização para a demência e combate ao estigma em torno da doença com o mote "Conhecer a Demência, Conhecer a Doença de Alzheimer".

O colóquio decorre a partir das 14h00 e conta com a participação do investigador Pedro Rodrigues, doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Porto que integra a equipa do projeto Neuro SDR que busca fazer “grandes progressos no diagnóstico da doença de Alzheimer”, segundo os organizadores.

Também nesta iniciativa serão dadas a conhecer boas práticas e projetos inovadores, locais e nacionais, como os da Santa Casa da Misericórdia de Riba D’Ave, do Centro Social do Vale do Homem (Vila Verde) e do Café Memória Viseu.

A inscrição é gratuita. Para mais informações, os interessados em participar podem enviar mensagem para os e-mails centroapoioalzheimerviseu@gmail.com e formacaoobrassociaisviseu@gmail.com.