Geral

12 de 01 de 2022, 11:25

Agenda

Viseu recebe congresso internacional de enfermagem

Escola Superior de Saúde acolhe evento dedicado à enfermagem de reabilitação a 27 e 28 de janeiro

enfermeiros

A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) recebe, nos dias 27 e 28 de janeiro, o terceiro Congresso Internacional e o 12.º Congresso Nacional de Enfermagem de Reabilitação.

O evento decorrerá online, mas vai ter lugar presencialmente no Auditório Prof. Dr. Carlos Pereira. O mote é “Reabilitar Para a Vida”.

Neste congresso marcado para começar às 9h00, haverá um debate inaugural dedicado aos desafios na investigação e inovação da enfermagem e ainda cinco painéis de debate voltados sobre temas relacionados com a temática do evento.

A primeira mesa, “Reabilitação Cardíaca: Uma Necessidade Emergente”, contará com as intervenções do cardiologista Luís Nunes do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e das enfermeiras Fátima Marques e Maria Loureiro.

A segunda mesa, de nome “Reabilitar em Tempo de Pandemia”, tem a participação do enfermeiro Miguel Pires do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, da professora Eliany Nazaré e de Luís Gaspar, presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros.

A terceira, já agendada para dia 28 e com o nome “Reabilitação em Cuidados Paliativos: Utopia ou necessidade?”, junta a espanhola Cristina Muñoz Alustiza, João Pêla do Hospital de São José (Lisboa), Natividade Ferreira do IPO de Coimbra, e Maria Francisca Delerue, diretora da Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital Garcia da Orta.

O quarto painel, “Enfermagem de Reabilitação no Desporto”, terá a participação dos atletas paralímpicos Miguel Monteiro (natural de Mangualde e medalhado nos Jogos de Tóquio) e Ana Mota Veiga e dos enfermeiros desportivos Mário Costa e Ângelo Castro, que já trabalhou em clubes como o FC Porto, o Paris Saint-Germain e o Al Hilal.

O último, “Inovação, Empreendedorismo e Dotação em Enfermagem de Reabilitação”, revela projetos empreendedores na área, além de oportunidades além-fronteiras.

Além destas mesas de debate, o congresso terá também apresentações de novos produtos e comunicações livres. O evento também contará com a realização de quatro workshops.

As inscrições continuam abertas, podendo ser feitas no site da ESSV e sendo que os resumos devem ser enviados à organização até 19 de janeiro.