Geral

18 de 05 de 2021, 12:55

Agenda

Vouzela acolhe Jornadas da Bioenergia e dos Biorresíduos a 28 de maio

Iniciativa decorrerá no Cineteatro João Ribeiro

ponte de vouzela

O Cineteatro João Ribeiro, em Vouzela, vai receber no próximo dia 28 de maio as Jornadas da Bioenergia e dos Biorresíduos, uma iniciativa promovida pela Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões.

Em comunicado, a Câmara de Vouzela refere que esta iniciativa vai debater, através de uma sessão plenária e uma mesa redonda, os desafios da gestão de bioenergia e dos biorresíduos e as oportunidades de sinergias industriais na gestão de biorresíduos e de sistemas de bioenergia na região de Lafões.

As Jornadas vão ainda atribuir o prémio MCB - Maria do Carmo Bica: Biorresíduos e Bioenergia no Mundo Rural, que presta homenagem à engenheira, ativista e dirigente associativa com o mesmo nome que morreu no ano passado.

“Com o prémio pretende-se incentivar o meio académico para a produção de soluções inovadoras de gestão dos biorresíduos e sua conversão energética, desafiando, para isso, alunos de instituições do ensino superior a apresentar propostas para a gestão dos biorresíduos, propostas essas que irão ser submetidas a um processo de avaliação constituído por três momentos, sendo a proposta vencedora publicada em jornal ou revista de opinião”, explica a autarquia.

O vencedor do prémio vai receber ainda uma estadia de três dias em Vouzela com visitas a locais de interesse patrimonial e relevantes para a problemática dos biorresíduos.

As jornadas decorrerão em regime presencial, estando limitadas à capacidade do auditório e das salas.