Geral

13 de 01 de 2023, 18:30

Agenda

Vouzela recebe a Academia dos Segredos Gastronómicos

Chefs Diogo Rocha e Inês Beja vão participar esta terça-feira na sessão que irá decorrer na Escola Profissional

Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões

Fotógrafo: CIM Viseu Dão Lafões

A Escola Profissional de Vouzela vai acolher, na próxima terça-feira (17 de janeiro), a segunda sessão da Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões com a participação dos chefs Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, e Inês Beja, do DeRaiz, que vão mostrar a sua interpretação de receitas tradicionais que integram a Carta dos Segredos Gastronómicos.

Segundo a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que promove esta iniciativa em conjunto com a Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva, a sessão terá como mote "Os Segredos do Ir, do Vir e do Mercar: Tabernas, Casas de Pasto, Romarias".

O momento pretende criar um diálogo entre os chefs e os participantes “contribuindo assim para promover a proteção dos produtos endógenos e do receituário da Carta dos Segredos Gastronómicos” da região, acrescenta a CIM.

A Carta dos Segredos Gastronómicos foi apresentada em dezembro em São Pedro do Sul e pode ser consultada no site mapadossegredosgastronomicos.visitviseudaolafoes.pt.

A terceira e última sessão da Academia dos Segredos Gastronómicos está agendada para 24 de janeiro, na Casa do Adro, em Viseu.

A Escola Profissional de Vouzela também vai receber no mesmo dia uma conversa com a professora e investigadora Olga Cavaleiro sobre o mesmo tema.

A ação decorre no âmbito do projeto "Mapa dos Segredos Gastronómicos", que tem como objetivo a preservação, valorização e promoção dos ativos turísticos associados ao património cultural gastronómico e vínico dos municípios de Vouzela, São Pedro do Sul, Oliveira de Frades, Vila Nova de Paiva e Viseu.