Geral

05 de 04 de 2021, 17:11

Ao minuto

Associação empresarial de Guarda: Almeida Henriques “sempre lutou” pela região Centro

Almeida Henriques foi “um homem que sempre lutou pelo desenvolvimento da região Centro” e o seu contributo “nunca será esquecido”

Almeida Henriques

A associação empresarial da Guarda, NERGA, considerou numa nota de pesar que Almeida Henriques foi “um homem que sempre lutou pelo desenvolvimento da região Centro” e o seu contributo “nunca será esquecido”.

“É com consternação e profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de António Almeida Henriques, um homem que sempre lutou pelo desenvolvimento da região Centro, quer como membro do governo e parlamentar, quer como dirigente associativo, cujo seu contributo nunca será esquecido”, refere a direção do NERGA, presidida por Pedro Tavares.

O NERGA “irá sempre relembrar o papel de António Almeida Henriques e as lutas travadas em conjunto, em prol da competitividade do tecido empresarial da Guarda e de alguns dos seus projetos mais marcantes, tendo o seu apoio e perseverança sido essencial para a concretização destes”.

No distrito da Guarda também foram várias as câmaras municipais que publicaram notas de pesar pela morte do presidente da Câmara de Viseu.

Almeida Henriques era presidente da Câmara de Viseu desde 2013. O autarca faleceu na manhã do Domingo da Páscoa (dia 4), no Hospital de São Teotónio, onde estava internado com Covid-19 há cerca de um mês. Tinha 59 anos e deixou para trás uma longa carreira política com direito também a passagens pelos mundos empresarial, associativo e cultural.

Além de presidente da Câmara, Almeida Henriques foi ainda deputado no Parlamento, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, presidente da Assembleia Municipal de Viseu, presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, presidente do Conselho Empresarial do Centro e secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, entre outros cargos.

A autarquia da Guarda, liderada por Carlos Chaves Monteiro, refere que “o país perdeu um autarca de referência e um ser humano afável”.

“Com um percurso de vários anos de entrega à causa pública, e detentor de cargos públicos, sempre assumidos com rigor e isenção, que tão bem pautaram o exercício das diferentes funções políticas, registamos esta perda para a região Centro e para o país”, acrescenta.

A Câmara Municipal da cidade mais alta do país sublinha, ainda, que Almeida Henriques “deixa um legado que perpetuará, certamente, a sua obra e a sua entrega pessoal e profissional à política da região e do país”.

O município de Pinhel, liderado por Rui Ventura, recorda numa manifestação de pesar “o homem e o autarca que, ao longo dos últimos anos, imprimiu uma nova dinâmica ao concelho de Viseu, fazendo do ex-líbris ético de Aquilino Ribeiro – ‘alcança quem não cansa’ – o seu lema de todos os dias”.

Por sua vez, a autarquia de Figueira de Castelo Rodrigo, presidida por Paulo Langrouva, lembra Almeida Henriques como “um democrata, com grande abertura ao diálogo”, que se deslocou “por diversas vezes” ao concelho.

Já o presidente do município de Gouveia, Luís Tadeu, recebeu com profundo pesar “a triste notícia da partida do colega e amigo António Almeida Henriques", que recorda como sendo "um homem que amava a sua terra e por ela lutava todos os dias.”

A autarquia de Celorico da Beira, presidida por Carlos Ascensão, escreve que o falecido “será recordado para sempre como um Homem de causas, que desempenhou com brilhantismo diversos cargos públicos ao mais alto nível”.