Furgões produzidos em Mangualde são os mais vendidos em Portugal
Peugeot Partner foi o modelo comercial mais vendido no país entre os meses de janeiro e maio. Pódio é completado pelo Citroën Berl...
Fotógrafo: Igor Ferreira
A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) disponibiliza um serviço de apoio às pequenas e médias empresas (PME) na criação de lojas ‘online’, com o objetivo de intensificar e acelerar a presença digital da fileira agroalimentar.
“Este apoio às PME tem como base o projeto conjunto de internacionalização 2021-2023 promovido pela InovCluster, o qual apoia a internacionalização das PME através de ferramentas e canais digitais, tais como lojas 'online', adesão a ‘marketplaces’ e ‘marketing’ digital para colocação dos seus produtos nos mercados”, referiu, em comunicado, o Agroindustrial do Centro.
Na base deste apoio está a “reduzida digitalização de processos organizacionais e de marketing nas PME” para responder aos novos paradigmas dos processos de comercialização e venda.
Esta situação levou a InovCluster a encontrar uma forma de apoiar as empresas para se posicionarem de forma eficaz nos canais ‘online’ para a venda internacional, através de ações de capacitação específica nestes domínios e do apoio à criação de lojas ‘online’ multilingues para a fileira agroalimentar.
“O projeto é inovador, porque conta com a participação das PME da cadeia de valor alargada da fileira agroalimentar e foi planeado para apresentar-se como uma resposta inovadora através da utilização de ferramentas digitais associadas à indústria 4.0 potenciando o seu incremento a novos processos organizacionais na comercialização dos produtos e de marketing”, lê-se na nota.
É ainda incentivada a adoção de novas práticas organizacionais, com um esforço conjunto à adesão a ‘marketplaces’ e ao estabelecimento do ‘e-commerce’ (lojas ‘online’), a especialização em nichos/segmentos diferenciados ligados a produtos naturais, orgânicos e biológicos.
A InovCluster frisou que o uso de canais de venda ‘online’, especialmente de produtos de maior valor acrescentado, “tem vindo a evidenciar um crescimento acentuado na última década”, sendo esta “uma tendência irreversível” na atual economia e sociedade.
Para dar resposta às novas tendências do ‘marketing’ internacional e à evolução dos processos de venda para canais digitais, a InovCluster dispõe de um serviço que apoia as PME na criação de lojas ‘online’ para o escoamento dos seus produtos, de forma a intensificar e acelerar a presença digital da fileira agroalimentar nacional.
A InovCluster, com sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional, e procura a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.
Criada em 2009, conta já com 184 associados, dos quais 148 empresas, associações, instituições de ensino superior, instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ligadas ao setor agroindustrial e agroalimentar, e vários municípios da região Centro.
Peugeot Partner foi o modelo comercial mais vendido no país entre os meses de janeiro e maio. Pódio é completado pelo Citroën Berl...
Sonae Arauco abriu as portas da fábrica de Mangualde para receber mais de 30 alunos do Agrupamento de Escolas. Crianças plantaram ...
Empresa sediada em Viseu entrou no capital da fabricante Arquiled, após a aprovação do negócio pela Autoridade da Concorrência. Ob...