Geral

10 de 11 de 2023, 14:05

Centro Business

Continente vai apoiar 19 instituições do distrito de Viseu neste Natal

Clientes poderão escolher quanto querem dar às instituições apoiadas por cada loja e comprar vales solidários de 1 e 5 euros

Fotógrafo: D.R.

Dezanove instituições do distrito de Viseu vão ser apoiadas na campanha de Natal da Missão Continente “A ajuda mora ao lado”, que vai decorrer até 7 de janeiro.

A campanha abrange as lojas da cadeia de hipermercados da Sonae em todo o país, em que cada estabelecimento apoia três instituições locais. Este ano, a marca dá aos clientes a responsabilidade de apoiar a entidade de sua escolha.

As instituições apoiadas na região incluem a Associação Viseense da Santa Teresinha, Centro Social Jesus Maria José, Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Abraveses, Cáritas Paroquial de Santa Maria de Viseu e Associação Social, Cultural e Recreativa “Os Amigos de Fragosela”, estes situados no concelho de Viseu.

A lista abrange ainda outras coletividades como o Centro Social e Paroquial de Rio de Moinhos, Centro Social Paroquial de Abrunhosa-a-Velha, Centro Paroquial de Santiago de Cassurrães, Associação pela Infância e Terceira Idade de Lamego, Santa Casa da Misericórdia de Lamego e Obra Kolping de Portugal.

Também são apoiados o Centro Social e Paroquial de São Salvador de Tonda, Centro Social e Paroquial de São João de Areias, Centro Paroquial de Cunha Baixa, Centro Social Paroquial de São Joaninho, Centro Social e Paroquial de Mamouros, Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire e Centro Social Paroquial de Lamelas.

A campanha decorre em todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia, através da venda de vales solidários de 1 e 5 euros. Os clientes escolhem para qual ou quais das três instituições afetas a cada loja querem contribuir.

Este ano, os clientes podem também apoiar, pela primeira vez, através da aplicação do Cartão Continente, escolhendo, do total das 1.000 instituições locais, quais querem ajudar. O donativo pode ser feito via Continente Pay ou através do saldo do Cartão Continente, sendo possível doar mais do que o valor predefinido nos vales e não se limitando à proximidade da loja que frequentam. Esta funcionalidade na aplicação estará disponível a partir de 29 de novembro.

A cadeia alimentar acredita que este é o modelo de angariação mais adequado “para a lógica de proximidade e intervenção direta em cada comunidade, visto que os clientes têm oportunidade de contribuir para a instituição da sua área geográfica, que possivelmente até já conhecerão”.

“As instituições escolhidas pela Missão Continente têm uma ligação à marca, uma vez que beneficiam da doação de excedentes nas lojas e desenvolvem o seu trabalho no apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade de forma transversal, desde o apoio alimentar, à prestação de cuidados de saúde a pessoas seniores e ao desenvolvimento de atividades de cariz educativo com crianças e jovens”, realça o Continente em comunicado.

“No ano em que a Missão Continente celebra 20 anos vamos alargar o nosso apoio ao maior número de instituições de sempre. Com esta campanha de Natal, e ao longo de 2 meses, estaremos a apoiar em simultâneo cerca de 1.000 instituições locais, que ajudam pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade”, disse Nádia Reis, diretora de comunicação e responsabilidade social do Continente.

No primeiro semestre de 2023, a Missão Continente doou 15,3 milhões de euros em produtos alimentares e não alimentares a 1.049 instituições de todo o país. Só em excedentes alimentares, o apoio representou um valor de 13,6 milhões de euros, o equivalente a mais de 5,5 milhões de refeições salvas.

A Missão Continente representa todas as iniciativas de responsabilidade social do Continente, atuando nos eixos de alimentação, pessoas e planeta.