Chegou a hora de dormir. Ao deitar, preocupamo-nos com a temperatura do quarto, com o ruído, com a qualidade e conforto do colchão… mas, e a almofada? Que importância se dá à almofada? O nosso descanso – principalmente a nossa coluna cervical – depende muito da almofada que usamos. Uma boa postura é o equivalente a uma boa noite de sono.
Não se esqueça que a almofada é a responsável por assegurar que a nossa cabeça, pescoço e coluna vertebral estejam alinhados. A maioria das dores de costas é causada por uma má escolha da almofada, um elemento essencial para dormir e que parte da população não dá importância.
Um dos maiores erros que se comete é prolongar a duração da almofada para lá dos dois anos que são recomendados. Outro erro é usar almofadas que não satisfazem as nossas necessidades. Ou porque são demasiados altas, demasiado duras ou simplesmente porque não olhamos a essas mesma necessidades e adquirimos a primeira que nos aparece nas mãos.
É por isso que é fundamental usar uma almofada adequada à posição em que dormimos.
E para quem dorme de…
Costas
Quem dorme de barriga para cima, na hora de escolher uma almofada deve ter em conta os seguintes materiais: viscoelástico, latex, fibra ou flocos. A altura da almofada não deve ser elevada, de forma a manter a coluna vertebral alinhada com a cabeça.
De barriga para baixo
Esta é uma postura a evitar na hora de dormir, uma vez que é prejudicial tanto para o pescoço como para a parte inferior das costas que ficam mais sobrecarregadas. Mas se não o conseguir evitar, devem, então, usar almofadas de fibra muito baixa.
De lado
É aconselhável utilizar almofadas viscoelásticas, de látex ou fibra, mas se forem capazes de ocupar o espaço entre o ombro e a cabeça. O ideal é escolher uma almofada que seja da mesma altura que a distância do ombro, desde o pescoço até ao início do braço.Cuidados a ter com as almofadas:
– Renovar de dois em dois anos
– Proteger com cobertura impermeável e respirável
– Lavar semanalmente as capas