Geral

12 de 04 de 2021, 12:07

Centro Business

EDP Ventures quer investir 10 ME em ‘startups’ portuguesas

Para projetos em áreas como as energias limpas, redes inteligentes, eficiência energética, mobilidade elétrica, entre outras

start up

A EDP Ventures quer investir 10 milhões de euros, através do fundo Cleantech FCR, em ‘startups’ baseadas em Portugal que atuem em áreas como as energias limpas, redes inteligentes, eficiência energética, mobilidade elétrica, entre outras, foi anunciado.

“Através do EDP Cleantech FCR, um fundo criado especificamente para o mercado português, a EDP tem 10 milhões de euros para investir em ‘startups’ baseadas em Portugal”, informou a energética, em comunicado.

O objetivo é apoiar ‘startups’ que demonstrem “potencial de acrescentar valor e revolucionar áreas como as energias limpas, redes inteligentes, eficiência energética, mobilidade elétrica, soluções de armazenamento de energia, cibersegurança, inteligência artificial”, entre outras.

Com equipas de investimento em Portugal, Espanha, e Brasil, a EDP Ventures investe globalmente em ‘startups’ em fase inicial (‘early stage’), nomeadamente ‘Seed’ e ‘Series A’, contando atualmente com 32 participadas na Europa, Estados Unidos, Brasil, Israel e Bangladesh.

Com cerca de 70 milhões de euros para investimento, dos quais 40 milhões já investidos, a EDP Ventures procura empresas que possam acrescentar valor estratégico às diversas unidades de negócio do grupo EDP, participando sempre com ‘tickets’ minoritários, entre os 500 mil euros e os dois milhões de euros.

A EDP Ventures tem participações em empresas como a Feedzai, DefinedCrowd, Loqr, Probely, Drivit (recentemente adquirida pela seguradora Zego), entre outras.