Geral

18 de 07 de 2023, 15:24

Centro Business

Forum Viseu reforça compromisso com o ambiente e reduz consumo de energia e gás

Centro comercial regista uma redução no consumo de energia, chegando aos 10 por cento. Já no gás, a quebra foi ainda maior na ordem dos 15%

forum viseu dia

Fotógrafo: D.R.

O centro comercial Forum Viseu mantém a aposta na sustentabilidade ambiental. O shopping reforçou as medidas ESG (ambientais, sociais e de governação) e estas já chegaram aos lojistas. Além disso, o shopping apresenta este ano “dados positivos” na redução do consumo de energia, chegando aos 10 por cento. Já no gás, a quebra foi ainda maior na ordem dos 15%.

Os dados são apresentados em comparação com 2019, o último ano em que o centro estava em pleno funcionamento antes da Covid-19.

“Os resultados que temos tido têm-se superado de ano para ano relativamente aos indicadores de poupança. Inclusivamente, no Forum Viseu, este alinhamento ambiental estende-se também aos nossos lojistas que, seja através do ambiente mais green ou de uma experiência de compra mais sustentável, tem já estas preocupações no seu ADN”, disse a diretora Catarina Mané.

Em ações especiais como o Natal, o Forum tem utilizado iluminação LED e recorreu no ano passado a elementos decorativos feitos em material bio print, reciclável e biodegradável.

A Multi Portugal, empresa gestora do Forum Viseu, foi a primeira empresa do setor dos centros comerciais a aplicar o Sistema de Gestão Integrada, um sistema certificado que “monitoriza e facilita a gestão de vários parâmetros de atividade de um centro comercial, onde também se insere a gestão ambiental”.

Além disso, a Multi geriu o primeiro centro comercial da Europa e o segundo do mundo a serem certificados com o selo ISO14001, uma norma que possibilita que todas as organizações desenvolvam práticas sustentáveis nos seus produtos e serviços, e o único em Portugal a obter o registo EMAS, desenvolvido pela Comissão Europeia e que promove a melhoria contínua do desempenho ambiental das organizações.

Em junho, a Multi Portugal integrou o conjunto de empresas que, desafiados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais, assinaram um pacto para a sustentabilidade com apostas nos pilares de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e comprometimento com a economia e com a ética.

A gestora assumiu também as metas de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, comprometendo-se a “tomar medidas, sempre que necessário, para combater as alterações climáticas e a estabelecer objetivos de redução de carbono no decorrer de todas as suas operações”, acrescenta o comunicado do Forum Viseu.