Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Negócios » Portugal no Euro 2024: Quais são as expectativas e as previsões

Portugal no Euro 2024: Quais são as expectativas e as previsões

pub
 Portugal no Euro 2024: Quais são as expectativas e as previsões - Jornal do Centro
24.12.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Portugal no Euro 2024: Quais são as expectativas e as previsões - Jornal do Centro
24.12.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Portugal no Euro 2024: Quais são as expectativas e as previsões - Jornal do Centro

O Campeonato Europeu de Futebol disputa-se entre 14 de junho e 14 de julho e terá 24 participantes. Portugal garantiu o apuramento ao fazer uma fase de apuramento imaculada e, de acordo, com a opinião de muitos especialistas, apresenta a sua melhor geração de sempre.
 
Com uma mescla de experiência e juventude e com um treinador vocacionado para o futebol ofensivo, esta parece ser uma excelente oportunidade para Portugal voltar a ocupar o topo do trono do futebol europeu, mas quais são realmente as expectativas para a seleção das Quinas?
 
Quais as previsões das principais plataformas de odds futebo para a seleção que já foi considerada o Brasil da Europa, devido à qualidade técnica dos seus jogadores? Acompanhe-nos na nossa missão de descobrir o que o mundo do futebol espera de Portugal no Euro 2024.

A melhor fase de apuramento de sempre
Com o espanhol Robert Martínez ao comando, Portugal passou a jogar um futebol mais ofensivo, de tração à frente. Essa mentalidade mais atacante, conjugada com o grupo favorável em que a seleção portuguesa ficou inserida, contribuíram para uma fase de apuramento imaculada.
 
A seleção lusa ficou inserida no Grupo J, onde teve com adversários: Eslováquia, Luxemburgo, Islândia, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein. Com 10 vitórias em 10 jogos, 36 golos marcados e apenas 2 golos sofridos, os comandados de Martínez passearam-se pela fase de apuramento de forma demolidora.
 
De realçar ainda, o regresso à excelente forma por parte do ícone Cristiano Ronaldo, que aos 38 anos, ficou em segundo lugar na lista dos melhores marcadores da fase de apuramento, apenas atrás do belga Romelu Lukaku.

Um país repleto de talento
É inegável que, no passado, Portugal já teve gerações com muito talento. É impossível não pensar na chamada “Geração de Ouro”, onde pontificaram nomes como Figo, Paulo Sousa, Rui Costa, João Vieira Pinto, Vítor Baía e Fernando Couto. Uma geração repleta de qualidade, mas que não alcançou qualquer título.
 
Porém, a atual seleção portuguesa parece ser a mais completa de sempre, com soluções de qualidade em todas as posições e um lote de jogadores selecionáveis capaz de conferir profundidade às escolhas do selecionador.
 
Na baliza o título é o jovem Diogo Costa, guardião do Futebol Clube do Porto, que já é considerado como um dos melhores guarda-redes do presente e que tem suscitado o interesse de algumas das principais equipas europeias.
 
Na defesa, Pepe continua a brilhar, mesmo com os seus 40 anos, mas também há Rúben Dias, um dos esteios do Manchester City. Gonçalo Inácio e António Silva são dois centrais da nova geração portuguesa que asseguram o futuro na posição central da defesa. Nas laterais há Cancelo, Nuno Mendes e Raphael Guerreiro.
 
Já, no meio-campo, Danilo, João Palinha e Otávio são poços de força e de competitividade. No miolo do terreno, a magia está garantida através de Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Vitinha e Matheus Nunes.
 
Por fim, no último terço do terreno, a seleção das Quinas tem um dos melhores lotes de jogadores da atualidade: a lenda Cristiano Ronaldo, Gonçalo Ramos, João Félix, Rafael Leão e Diogo Jota, dão garantias de qualidade e de golos.

Motivos para o não favoritismo
Ao consultarmos as odds que as principais plataformas atribuem aos possíveis vencedores do Euro 2024, facilmente constatamos que Portugal não é um dos favoritos. A seleção portuguesa surge em 5º lugar na bolsa de favoritos, atrás de Inglaterra, França, Alemanha e Espanha.
 
Um dos motivos apontados para a pouca fé das plataformas de apostas é o percurso do próprio selecionador nacional, que até agora não conquistou qualquer troféu de relevo durante a sua carreira. Antes de treinar Portugal, Martínez comandou uma das melhores gerações de sempre da Bélgica e apesar do futebol atacante e de qualidade, nunca conseguiu chegar às grandes decisões.
 
Os analistas também referem que Portugal não tem sido testado a um nível elevado, já que o seu grupo de apuramento foi bastante acessível. No Europeu já se sabe que a seleção lusa irá enfrentar a Turquia, a República Checa e ainda o vencedor do Play-Off C, naquilo que será um desafio de dificuldade superior.
?Caso consiga apurar-se no grupo F, seguir-se-ão então confrontos com as equipas europeias de topo e nessa fase, não se sabe como será o desempenho da equipa portuguesa.
 
Contudo, para Martínez e os jogadores portugueses, o estatuto de “outsiders” deverá ser um fator positivo, já que diminuirá a pressão e possibilita uma preparação mais tranquila. 
 

pub
 Portugal no Euro 2024: Quais são as expectativas e as previsões - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Portugal no Euro 2024: Quais são as expectativas e as previsões - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar