Geral

20 de 07 de 2022, 15:58

Centro Business

Rede Global da Diáspora apresentada sexta-feira em Viseu

Sede da AIRV vai receber apresentação do projeto dinamizado pela Fundação AEP, que visa dinamizar relações entre os empresários e a diáspora

rede global diáspora

A Rede Global da Diáspora vai apresentar esta sexta-feira (22 de julho) o Portal de Negócios e a Diáspora Business Intelligence em Viseu, com o objetivo de potenciar e alavancar o valor da diáspora portuguesa.

Segundo a Fundação AEP, que promove o projeto, tratam-se de “funcionalidades exclusivamente dirigida a empresas e investidores, que visam facilitar e acelerar negócios à escala global”.

O contacto pode ser feito com mais de 10 mil empresas geridas por portugueses em 155 países e cerca de 19 mil empresas portuguesas exportadoras. A sessão de apresentação local vai decorrer nas instalações da Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), às 17h00 de sexta-feira.

A Rede Global da Diáspora fez recentemente uma atualização numa “versão 2.0” onde, segundo Luís Miguel Ribeiro, presidente da Fundação AEP, “pretendeu-se criar um ambiente de negócios que incentive a aproximação dos empresários e investidores portugueses e promover a concretização de parcerias e negócios”.

O Portal de Negócios é de acesso gratuito. Para quem quiser aceder, só é preciso registar no site redeglobal.pt, onde é possível encontrar “um investidor ou um negócio para investir, assim como conhecer os incentivos existentes para o investimento ou soluções de financiamento”.

Já na Diáspora Business Intelligence, acrescenta a AEP, “é possível conhecer a diáspora ao pormenor, permitindo às empresas identificar os canais de distribuição mais adequados a cada negócio e/ou setor de atividade”.

As ferramentas estão a ser apresentadas numa digressão nacional envolvendo 24 associações empresariais e encontros internacionais que vão decorrer nos Países Baixos, Brasil, França e Estados Unidos.

A Rede Global pretende ser, em suma, “uma plataforma digital capaz de agregar o capital de relacionamentos e de networking junto da comunidade empresarial portuguesa dos vários países aderentes, e simultaneamente um elemento dinamizador de ações presenciais, capazes de acelerar o potencial de negócios e de parcerias entre as PME (pequenas e médias empresas) portuguesas e os empresários da diáspora”.