Geral

16 de 05 de 2024, 11:47

Centro Business

Workshops e atividades para crianças no "Green Fest" do Forum Viseu

Sustentabilidade é o mote para um conjunto de inciativas que vão decorrer de 1 a 10 de junho

Fotógrafo: D.R.

Nas comemorações do Dia Mundial da Criança (1 de junho) e do Dia Mundial do Ambiente (5 de junho), o Forum Viseu vai promover, de 1 a 10 de junho, atividades dedicadas à sustentabilidade e preservação do património natural da zona de Viseu. Workshops, reciclagem, arborismo, jardinagem, sensibilizção para espécies de fauna e flora são alguns exemplos da iniciativa.

"Green Fest" é o nome do evento que tem entrada gratuita. Segundo a organização, este festival “promete trazer uma abordagem pedagógica para todas as crianças com atividades ao ar livre e com objetivo de consciencializar a adoção de hábitos saudáveis”.
Tree Tops Challeng é uma das atividades que compõem o programa do festival. Neste espaço, as crianças dos 5 aos 12 anos são desafiadas a reciclarem corretamente e experimentar a prática do arborismo. O cenário é composto por diversas espécies autóctones das Matas de Viseu, que será instalado no piso 1 com o horário das 10H00 às 13H00 e das 15H00 às 19H00.

Na parte exterior, será instalado o espaço Oficina Verde, onde decorrem város workshops.
Para 1 junho, a iniciativa designa-se Eco-Print/ Flores Marteladas, com a presença da artista plástica Vanessa Chrystie, e no dia 2 a CERVAS- Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens está presente para falar de Fauna Selvagem. Até ao final do “Green Fest” haverá ainda espaço para jardinagem, culinária biológica e ateliers de desenho e reciclagem
Além deste conjunto de atividades, o Fórum Viseu lança um desafio às escolas da região para se expressarem através do desenho sobre guarda-rios, muito conhecido pelos viseenses, e cujo resultado final será exposto.

Para Catariana Mané, diretora do Forum Viseu, “o Green Fest é um novo passo na relação que o Forum tem tido ao longo de praticamente 19 anos com a comunidade local, promovendo atividades de entretenimento com forte pendor pedagógico”.
“A sustentabilidade é um eixo fundamental para o Forum e é o mote para a nossa aposta no Green Fest. Através de um programa dinâmico e diversificado, quisemos criar um espaço que permitisse conciliar a diversão em família e a consciencialização ambiental”, acrescentou.

Por Mariana Ribas