Autor

Diogo Carvalhais

27 de 01 de 2023, 20:31

Colunistas

“A Expressão de Emoções e Afetos – Como os Pais moldam as Crianças”

O amor incondicional e o carinho dos pais podem tornar as crianças emocionalmente mais felizes e menos ansiosas

Com que frequência abraça os seus filhos?
Todos nós temos vidas muito ocupadas e stressantes, bem como temos preocupações intermináveis enquanto pais, mas torna-se evidente que uma das coisas mais importantes e necessárias é parar e dar um grande abraço, carregado de afetos, aos nossos filhos.
A existência de uma maior autoestima, um melhor desempenho académico, uma melhor comunicação entre pais e filhos, bem como menos problemas psicológicos/comportamentais estão associados a esta demonstração de emoções e afetos. Por outro lado, crianças que não têm pais afetuosos tendem a ter uma autoestima mais baixa e a sentirem-se mais alienadas, hostis, agressivas e antissociais.
É cientificamente aceite que o amor e o afeto manifestados pelos pais para com os seus filhos têm efeitos positivos ao longo da vida. Existem vários estudos recentes que o sustentam:
Um estudo de 2010 constatou que bebés com mães muito afetuosas e atenciosas se tornaram adultos mais felizes, mais resilientes e menos ansiosos. Tal fato comprovou-se, pois, estes indivíduos foram questionados, passados 30 anos, sobre a sua saúde emocional, relatando menos hostilidade, menos interações sociais angustiantes e menos sintomas psicossomáticos. O mesmo estudo concluiu que tal se deve à oxitocina, uma substância química libertada no cérebro durante os momentos em que uma pessoa sente amor e conexão.
Outro estudo, em 2013, demonstrou que o amor incondicional e o carinho dos pais podem tornar as crianças emocionalmente mais felizes e menos ansiosas, resultante de mudanças cerebrais como consequência do afeto, podendo efetivamente proteger contra os efeitos nocivos do stress infantil.

Também em 2015, um estudo demostrou que crianças que recebem carinho dos pais na infância se tornam adultos mais felizes. Este estudo avaliou ainda os benefícios do contato pele com pele para os bebés, concluindo que este contato os acalma, permitindo que durmam mais e chorem menos, bem como impulsiona o desenvolvimento do cérebro. A ausência deste contato leva ao aumento do cortisol (hormona do stress), como ocorre, por exemplo, em crianças em orfanatos por comparação com aquelas que vivem com os pais.
Finalmente, inúmeros estudos sobre os efeitos da massagem mostram os benefícios positivos que esta produz na redução da ansiedade e stress em crianças. A massagem também é uma boa maneira de os pais se “ligarem” aos seus filhos, tanto física quanto emocionalmente, criando um vinculo forte.
Então, como é que você pode adicionar mais afetos e emoções no seu dia-a-dia?
Todos os dias certifique-se de que segura o seu filho, que lhe toca, que o abraça, que lhe dá mimos, para que a pele dele toque na sua.
À medida que ambos vão crescendo, seja brincalhão e vá fazendo atividades divertidas, como dançar juntos ou criar jogos interativos que impliquem o contacto físico.

Outra ideia interessante é usar o carinho e o toque enquanto educa o seu filho. Ao falar com eles sobre o que fizeram de errado, coloque a mão no ombro e dê-lhes um abraço no final da conversa para garantir que, mesmo que você não esteja satisfeito com o comportamento deles, os continua a amar. Se o seu filho bater na irmã ou no irmão, abrace-o e explique como é melhor abraçar do que bater.
Não se esqueça, tenha atenção para não exagerar e sufocar os seus filhos, respeitando o seu nível de conforto individual e tendo sempre consciência de que isso mudará à medida que eles forem passando por diferentes fases no seu crescimento.

“Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a.”
Johann Goethe



Diogo Carvalhais
Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
UCC Viseense