Autor

Fidalgo Freitas

15 de 10 de 2021, 16:23

Colunistas

A Velhice e o Poder

Alguns ficam mesmo desesperada e pateticamente agarrados ao poder que já não tem, por vezes com tiques e exigências de tratamento inerentes às funções que já findaram

Envelhecer é ótimo, pois que como alguém diz “só envelhece quem está vivo”. Com uma boa dose de saúde, e, algum desafogo financeiro, pode ser uma fase bem agradável da nossa vida. Contudo é um tempo para o qual nos temos de preparar com antecedência e inteligência, aceitando e digerindo as múltiplas perdas que temos de ultrapassar. É tempo de perdas afetivas (amigos e familiares), perda de vigor físico e juventude (alguma moderação e exercício regular podem ser uma boa ajuda), tempo de perda do vigor sexual (é preciso ter a capacidade de encontrar outras formas de sexualidade), etc.

Contudo uma das perdas mais difíceis de suportar em alguns tipos de personalidade é, a perda do “poder”. O Funcionário superior Público ou Privado deixa de o ser, o Autarca, o Militar, o Político, etc. deixam de o ser, de ter em quem mandar e principalmente deixam de ter quem deles precise para um pequeno favor ou benesse e consequente reverência.

Alguns ficam mesmo desesperada e pateticamente agarrados ao poder que já não tem, por vezes com tiques e exigências de tratamento inerentes às funções que já findaram. É, pois, necessário prepara esta difícil fase, e para uma boa Saúde Mental deixo aqui três sugestões, a primeira a de que nunca seja uma só coisa/profissão na vida mas muitas para além da sua atividade principal, sugiro ainda que plante muitos amigos e cuide bem deles, quanto mais melhor, e, finalmente ajuda também ler muito (qualquer coisa serve), e aprender as inúmeras ignorâncias que todos temos “a nossa ignorância é a nossa eterna juventude”, pois que quanto mais soubermos menos necessidade tem de mostrar o exercício do nosso poder. E o mundo que nos rodeia está cheio de exemplos de ignorantes que exercem de modo tirano o exercício da sua ignorância.
BemHajam