Autor

Joaquim Alexandre Rodrigues

10 de 06 de 2023, 09:00

Colunistas

Cacharolete d'assuntos

Quase-quase verão, acta forjada, tardo-adolescentes, hablar inglés, morto que derrotou os vivos, "porra!", snifação boa

opinião barra

0. Nestes dias pré-estivais, que nos estão a proporcionar umas boas molhas trovejadas ao fim da tarde, proponho-vos um Olho de Gato com temas variegados, um "cacharolete d'assuntos".

1. A câmara de Lamego realiza, este fim de semana, uma Feira Medieval "dedicada à memória de D. Afonso Henriques e às lendárias Cortes de Lamego".
"Lendárias" é um adjectivo perfeito. É que não houve nenhumas cortes em Lamego, mas essa "lenda" é um bom pretexto para se ir àquela bela cidade duriense.
Uma curiosidade: a acta das ditas "Cortes de Lamego" foi forjada meio milénio depois, no início do século XVII, em Alcobaça, por Frei António Brandão, para mobilizar os portugueses contra os Filipes, que nos governaram durante longos sessenta anos e acabaram por ser corridos em 1 de Dezembro de 1640.

2. O "Tyre Extinguishers" é um grupo de idiotas que se dedica a esvaziar e a estragar pneus de SUV e 4×4 estacionados nas ruas, com o pretexto de que, assim, "lutam" contra as alterações climáticas e a favor do planeta.
Estes vândalos não percebem que, com estas acções, prejudicam o ambiente que dizem querer defender (mais deslocações de reboques, mais pneus, mais borracha, mais gasto de energia) e criam inimizade à causa ecológica.
Na terça-feira, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, por larga maioria, uma moção a condenar os "Tyre Extinguishers". Muito bem.
Mas, atenção!, não houve unanimidade: o PCP e o Livre abstiveram-se e os tardo-adolescentes do Bloco de Esquerda votaram contra, isto é, recusaram-se a reprovar a conduta destes criminosos que andam, pela calada da noite, a estragar os pneus das pessoas.

3. Alberto Núñez Feijóo, o líder do PP espanhol, numa entrevista à Cadena Ser, confessou que tem "un problema" com "el inglés", tal qual como a "mayoría de los españoles".
Desde então, as esquerdas espanholas não param de malhar neste défice linguístico de Feijóo. O PSOE até já fez um vídeo de 1'14" a gozar o líder da direita por "no hablar inglés".

4. Os eleitores de Barbadillo del Pez, um pequeno povo na província de Burgos, nas eleições municipais de 28 de Maio, podiam escolher entre quatro candidatos, dois do PP e dois do PSOE.
Problema: Claudio Gómez, um dos candidatos do PP, morreu uns dias antes das eleições, mas, mesmo assim, recebeu 34 votos e o seu colega de partido 35. Já os dois do PSOE tiveram 18 e 16 votos.
A história tem muitas voltas e é muito enrodilhada, mas fiquemo-nos pelos "finalmentes": por causa de umas regras eleitorais esquisitas e uma decisão judicial estúpida, aquele "pueblo" pode vir a ter um alcaide socialista, apesar de qualquer um dos dois candidatos vivos do PSOE ter tido metade dos votos do morto do PP.

5. Diz-nos o Jornal do Centro que, há uma semana, perante a sessão da comissão nacional do PS que ocorreu em Matosinhos, António Costa afirmou que "quanto a Viseu, a futura barragem de Fagilde irá procurar dar resposta àquilo que são as necessidades da região."
Ontem já era tarde. Construam-na, porra!

6. Respiremos fundo: as tílias já começam a cheirar a tília.