Autor

André Rebelo Pereira

02 de 12 de 2022, 18:02

Colunistas

Cuidados domiciliários: um novo paradigma na saúde

Este é o novo paradigma da saúde a que ninguém pode ficar alheio

Quando falamos em prestação de cuidados de saúde no domicílio falamos sobre a comodidade de não precisar de se deslocar a um hospital ou clínica, de estar no centro do processo de cuidados de forma individualiza, onde os familiares e os cuidadores são envolvidos no seu planeamento em plena harmonia com as rotinas do lar.

Como parte integrante da equipa de Cuidados Domiciliários do Hospital CUF Viseu, a opinião recebida é bastante positiva, as pessoas e as suas famílias mostram-se satisfeitas, porque quem cuida sente-se muitas vezes sozinho. Em casa surge a oportunidade de poderem participar e aprender de forma segura com a nossa equipa que tem como principal foco o tempo de aprendizagem e as diferentes realidades e contextos.
Aos cuidados individualizados soma-se a proximidade com os profissionais de saúde: abrem-se novas possibilidades de fortalecer relações de confiança, de escuta ativa, de partilha de conhecimento. Esta confiança é essencial para que este processo de recuperação seja vivido com tranquilidade e para que os planos terapêuticos sejam cumpridos com maior compromisso e autonomia, obtendo-se melhores resultados.

São prestados cuidados de enfermagem, como colheita de sangue para análises, tratamento de feridas, colocação e substituição de dispositivos como sonda de alimentação ou algálias, estimulação cognitiva, reabilitação motora funcional, prevenção de quedas; cuidados pós-cirúrgicos; cuidados paliativos; entre outros, em articulação com consultas médicas ou de outras valências e com os recursos existentes na unidade de saúde. Pretende-se, assim, garantir uma resposta integrada e ajustada às necessidades de cada pessoa sem descurar a componente emocional e psicológica.

Este é o novo paradigma da saúde a que ninguém pode ficar alheio: mais saúde com menos fatores de risco como é o caso de risco de queda e de infeção. É importante que os cuidados de saúde sejam cada vez mais próximos, convenientes e flexíveis e os cuidados domiciliários são exemplo disso, com equipas que garantem tratamentos equivalentes aos prestados nas unidades de saúde, com a mesma diferenciação e complexidade no conforto do domicílio.


André Rebelo Pereira, Enfermeiro no Hospital CUF Viseu - Cuidados Domiciliários