Autor

Fátima Magno

31 de 05 de 2021, 15:13

Colunistas

Dia Mundial sem Tabaco

Em Portugal o tabagismo é responsável por mais de 8000 mortes, das quais cerca de 4000 por doenças cardiovasculares, 2000 por cancro do pulmão e as restantes por enfisema do pulmão e cancro noutros órgãos.

Mundial sem Tabaco”
O Dia Mundial sem Tabaco é assinalado no dia 31 de maio, uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Esta efeméride tem como objetivo sensibilizar e alertar a população para os malefícios do tabaco e a necessidade de proteger os que não fumam. 
Segundo a OMS o consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável do mundo. Todos os anos morrem cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. De realçar que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos.
Em Portugal o tabagismo é responsável por mais de 8000 mortes, das quais cerca de 4000 por doenças cardiovasculares, 2000 por cancro do pulmão e as restantes por enfisema do pulmão e cancro noutros órgãos.

O consumo de tabaco é responsável por um aumento significativo da mortalidade, relacionada com diferentes situações oncológicas (tumores do pulmão, bexiga, laringe, boca, esófago), como outras patologias também importantes como doenças cardiovasculares (doença cerebrovascular, doença coronária, doença arterial periférica), patologias respiratórias (DPOC), alterações da fertilidade, entre outras.
Por cada cigarro que fumamos perdemos em média 8 minutos de vida. No total, um homem fumador está a perder, em média, cerca de 13 anos de vida, enquanto que uma mulher pode perder em média cerca de 15 anos de vida.

O fumo do cigarro é composto por nicotina e por mais de 7000 agentes químicos, como pesticidas e outros compostos orgânicos e metálicos (monóxido de carbono, DDT, alcatrão, mercúrio, acetona, etc.). Estão ainda presentes alguns constituintes radioativos, como o chumbo e o polónio, que têm uma grande importância no efeito carcinogénico do fumo do cigarro.

Devido à composição do tabaco ter presente substâncias carcinogénicas, que são responsáveis por mutações do DNA celular, é causador de uma maior incidência de cancro em diferentes órgãos do corpo humano.
A nicotina é muito viciante, provocando sintomas de dependência muito semelhantes aos induzidos por substâncias narcóticas como a morfina ou a cocaína.

Não existe um nível seguro de exposição ao fumo passivo do tabaco. Nos adultos, o tabagismo passivo provoca perturbações cardiovasculares e respiratórias graves, nomeadamente doenças coronárias e cancro do pulmão.
Nas crianças, o tabagismo passivo provoca o risco de morte súbita e problemas respiratórios. E nas mulheres grávidas provoca complicações da gravidez e baixo peso do recém-nascido.
As advertências textuais e gráficas chocantes dos maços de tabaco, diminuem o número de pessoas que começam a fumar, e aumentam o número de fumadores que deixaram de fumar.

Estas advertências podem levar os fumadores a proteger a saúde dos não fumadores, fumando menos dentro de casa e evitando fumar perto de crianças.
As leis de proibição de consumo em locais públicos, protegem a saúde dos não fumadores e incentivam os fumadores a deixarem de fumar.

Deixar de fumar é a melhor decisão que uma pessoa fumadora pode tomar para melhorar a sua saúde e a saúde dos que o rodeiam.
Em caso de dúvida acerca do possível acompanhamento nas consultas de desabituação tabágica contacte a sua Equipa de Saúde Familiar.

Pela sua saúde, não comece a fumar!
Mas se já fuma, saiba que os benefícios de deixar de fumar são muitos!

Fátima Magno - Aluna do 5º CMEC da ESSV, em colaboração com a UCC Viseense