Autor

Jorge Marques

17 de 07 de 2021, 13:16

Colunistas

Líder ou chefe de turma?

Com as eleições à porta, o que se passa em Viseu? Um voto em cada 4 eleitores faz maioria legal, mas não real

Em tempo de pandemia vale a pena falar dos ataques que sofre o nosso Sistema Imunitário, porque infelizmente eles tem um paralelo na vida política. O nosso Sistema Imunitário cria umas moléculas chamadas Radicais Livres que combatem os vírus e as bactérias. Fatores ambientais fazem com que eles se reproduzam em excesso. Com radicais a mais, eles acabam por atacar células boas, tecidos vitais e provocar doenças.

Os Egos da política são em tudo parecidos com os radicais livres. É suposto defenderem-nos, mas crescem em ambientes pouco saudáveis e atacam tudo o que não entendem. Acabam autoritários e agressivos!

Com as eleições à porta, o que se passa em Viseu? Um voto em cada 4 eleitores faz maioria legal, mas não real, porque metade dos eleitores já não votam. Esse um, rapidamente se reproduz num excesso de radicais livres. Fecham-se na sua turma e desatam a destruir as células dos cidadãos e o corpo da cidade. Percebem porque é que todos devem votar? Porque a democracia está moribunda!

A consciência desta situação tem duas formas de ser encarada. A primeira é aceitá-la como um desafio e o eleito vai procurar ouvir, dialogar e construir para lá da sua fronteira partidária. Nesse caso assume-se como líder da Comunidade. A outra é fechar-se na sua turma, incapaz de integrar e valorizar as diferenças. Aqui age só como chefe dessa turma. Tenho constatado que a escolha tem sido a turma, um pequeno grupo de confiança-partidária, por isso Viseu vive sem liderança e sem a força vital de toda a sua gente! Vão agindo conforme as circunstâncias, em função da vontade e vaidade de alguns egos que se alimentam de obras “futuristas”. Claro que com isso esquecem o verdadeiro desenvolvimento e a criação de uma Comunidade saudável.

Se tivesse poder para tanto, colocaria um anúncio para as próximas eleições autárquicas assim:
- Procura-se Líder com as seguintes competências: Humildade; Curiosidade; Verdade; Mente Aberta; Prazer no Debate e na Cultura da Relação; Humanidade; Profundidade; capaz de Reconhecer e Lidar com o seu próprio ego; saiba Ler e Escrever…