Autor

Frederico Correia

26 de 04 de 2021, 19:12

Colunistas

Mais ideias e menos candidatos a candidatos

O que é preciso? O que está pela frente? Quem assume a região?

Quem sempre viveu por este território interior, o mesmo em que muitos por emergência se refugiam, mas também dos que gostam genuinamente de viver não no grande mas em grande, quer mais do que bruaá.

Mesmo admitindo como agradáveis os preparativos para as autárquicas, que estão a ser dos mais animados sobretudo em Viseu, não chega. Muita parra e pouca uva, diria quem da vinha espera uva e não engaço.

São mais os boatos de candidatos, de listas, de partidos e de apartidários, de anúncios e de falsos arranques do que propriamente de ideias. O que é preciso? O que está pela frente? Quem assume a região?

Já se falou mais do que Almeida Henriques* fez e Fernando Ruas deixou como legado, do que sobre o que está por fazer, do que este território tem pela frente. Já se gastou mais caracteres a falar de quem pode ou quer fazer parte deste ou daquele projecto, do que a gravar para memória futura o que pretendem para Viseu.

Mais do que candidatos a candidatos e discussões efémeras, os viseenses e os forasteiros que por cá fazem vida querem sentir são ideias, medir forças e avaliar projectos.

*referência ao autarca de Viseu falecido feita com o todo o respeito e consideração com que sempre me tratou pessoal e profissionalmente.