Autor

Jorge Marques

06 de 08 de 2022, 08:57

Colunistas

Os Idiotas

O Idiota de hoje continua a recusar o seu papel de cidadão, não tem qualquer espírito critico para além do bota-abaixo da sua claque

O Pelicano, aquele meu professor de História do Liceu gritava-nos em alta voz: Nada existe neste mundo, que na sua essência não tenha algo de grego! O homem tinha razão, venho confirmando isso ao longo da vida. Vejam bem? Nessa Grécia Antiga de que ele falava, o Idiota (Idiotés) era aquele que não participava nas coisas da vida pública, não assumia o seu papel de cidadão, apenas queria tratar da sua vidinha. Nós tentámos dar a volta a este conceito ridicularizando a figura do Idiota. A verdade é que hoje, as coisas não são assim tão diferentes do clássico idiota grego.

O Idiota de hoje continua a recusar o seu papel de cidadão, não tem qualquer espírito critico para além do bota-abaixo da sua claque. Continua também a tratar da sua vidinha e a viver bem com o mal dos outros. Isto é de tal maneira, que metade já nem vota para escolher os seus representantes, não cumprem sequer o mais básico dos deveres da cidadania. Mas mais uma vez, tentámos dar a volta ao texto e trocar as mãos! Porque idiota não é aquele que tem opinião critica relativamente á política e aos partidos, mas os que reverenciam os seus representantes de forma cega e se fanatizam no clube dos detentores de toda a verdade. A política não pode ser avaliada por quem a faz, mas como se faz! Ás vezes condenam o mesmo erro num governo e aplaudem-no na autarquia do seu partido. Há o dever de criticar quando vemos o mundo todo a mudar e os nossos maiores problemas se arrastam por décadas. Criticar quando o sistema partidário se mostra incapaz de resolver em tempo esses problemas.

Muito do mal que nos acontece deve-se aos Idiotas clássicos disfarçados de espertos. Aqueles que apenas estão a tratar da sua vidinha. Os partidos não vivem do financiamento do Estado, isso não existe! São financiados por todos nós para construir soluções e servir o país. O Pelicano, aquele meu professor de História tinha razão, tudo se repete, tudo isto tem algo do Idiota grego, aquele que não cumpria o seu papel de cidadão e apenas cuidava da sua vidinha. Porque a política é da responsabilidade de todos! Não sejam Idiotas, ao menos indignem-se e façam ouvir a vossa opinião, porque o vosso silêncio pode estar a fazer mal a alguém, talvez a um vizinho que está a 100 metros da vossa casa. Sejam ao menos solidários quando alguém é maltratado…