concurso vinhos de portugal galas
cerimónia reconhecimento educativo viseu
reuniao camara viseu
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Colunistas » Porque Juntos Somos mais Fortes

Porque Juntos Somos mais Fortes

 Porque Juntos Somos mais Fortes - Jornal do Centro
19.05.23
partilhar

Este é o mês em que se assinala o Dia da Europa. Comemoramos 73 anos de unidade do continente europeu, desde que foi dado aquele primeiro passo, a Declaração Schuman, proferida a 9 de maio de 1950, após duas guerras mundiais devastadoras. A visão de Schuman foi a de uma nova forma de relacionamento entre estados e cooperação na Europa, que tornaria impossível e impensável uma nova guerra entre os países europeus.

Celebramos a nossa União e os valores basilares da construção europeia: do respeito pela Dignidade Humana, da Liberdade, da Democracia, da Igualdade, do Estado de Direito e do respeito pelos Direitos Humanos listados no artigo 2 do Tratado da União Europeia.

A visão de Robert Schuman incorpora duas ideias essenciais: «A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem esforços criativos que estejam à altura dos perigos que a ameaçam.» e «A Europa não se construirá de uma só vez, nem de acordo com um plano único. Construir-se-á através de realizações concretas que criarão, antes de mais, uma solidariedade de facto.»

A Europa é solidariedade. A solidariedade europeia tem sido inabalável para com a Ucrânia e para com o seu povo. E esta é a mensagem que a Presidente von der Leyen levou à Ucrânia ao celebrar o Dia da Europa em Kyiv. Um simbolismo reforçado pelo facto de também a Ucrânia, doravante, celebrar o Dia da Europa a 9 de maio. A guerra que vivemos às portas da Europa, e sem fim à vista, serve para nos lembrarmos que tudo o que construímos é frágil e que os nossos ideais democráticos estão longe de ser um modelo partilhado por todos.

E de como é importante manter aceso o compromisso de construir uma União Europeia forte, capaz de afirmar e reforçar estes valores, mas também capaz de os defender – e de se defender – de quem os queira suprimir. A Europa tem dado provas da sua resiliência, na forma como respondeu à crise pandémica; na forma como tem também reagido à invasão não provocada da Rússia à Ucrânia, e como enfrenta os desafios económicos e energéticos que tanto afetam a vida dos europeus.

Ao declarar este ano como Ano Europeu das Competências, a União Europeia compromete-se a apoiar os cidadãos europeus e todos aqueles que participam ativamente na nossa economia a fortalecer as suas competências para melhor contribuir e usufruir do desenvolvimento socioeconómico e sustentável da nossa União, dando um impulso à aprendizagem ao longo da vida, capacitando cidadãos e empresas para a dupla transição ecológica e digital, dois grandes desafios que temos pela frente.

É importante relembrar a ambição de alcançar as metas sociais da União para 2030: atingirmos pelo menos 60% dos adultos em formação todos os anos e pelo menos 78% em situação de emprego. O objetivo é alcançarmos as metas definidas na Década Digital: com esta aposta muito forte na educação, requalificação e competências digitais para todos os cidadãos, conseguirmos que 80% dos europeus adquiram competências digitais básicas; e 20 milhões de europeus se tornem especialistas em tecnologias da informação.

Os Fundos de Coesão e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ajudarão também a atingir estas metas. Em Portugal, o PRR aprovado pela Comissão Europeia comporta um grande investimento nas competências, sobretudo dos jovens e dos adultos com baixas qualificações.

Com este Ano Europeu das Competências procuraremos dar um impulso importante para fazer avançar uma Europa dinâmica, inovadora, competitiva; uma Europa de oportunidades; uma Europa que zela pelo bem-estar de todas e de todos.

O projeto europeu é um caminho a fazer por todos nós. Juntos somos mais fortes!

 Porque Juntos Somos mais Fortes - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 Porque Juntos Somos mais Fortes - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar